2 eventos ao vivo

Conheça 3 benefícios inesperados que o mau-humor traz

Livro explica que aceitar tristezas eventuais ajuda a analisar melhor as situações e diminui chances de depressão no futuro

22 jun 2014
19h28
atualizado às 19h32
  • separator
  • comentários

Comece a aproveitar melhor seu mau-humor. Segundo o livro The Depths (A profundidade, em prtuguês), escrito pelo especialista Dr. Jonathan Rottenberg, ao invés de tentar evitar as tristezas ocasionais ou se torturar para que elas sumam rapidamente, entenda o que isso significa e o que ela pode te trazer de benefícios, como uma visão mais apurada das situações, por exemplo. Confira abaixo os benefícios que o mau-humor pode trazer, segundo lista do site The Huffington Post:

<p>Mau-humor ajuda a evitar que situações ruins se repitam</p>
Mau-humor ajuda a evitar que situações ruins se repitam
Foto: Getty Images

1) O mau-humor dá visão de raio-x
"Um olhar triste percebe melhor certas situações", diz o autor do livro. Segundo ele, um estudo exibiu um filme meio deprimente para um grupo de pessoas e aquelas que ficaram tristes com ele se saíram melhor no debate, sendo mais analíticos, apresentando detalhes mais concretos e sendo mais persuasivos que as pessoas que ficaram felizes com as cenas assistidas.
Os mesmos pesquisadores concluíram ainda que o mau-humor pode reduzir erros de julgamento, ajudar as pessoas a perceberem melhor quando podem ser enganadas, além de se darem melhor na convivência em grupo, já que tendem a ser mais educadas e diretas. "Um humor triste deixa as pessoas mais céticas e cuidadosas sobre como recebem, processam e repassam informações", explica Rottenberg.

2) Fornece seguro contra errar pela segunda vez
O mau-humor ajuda a manter recordações ruins sobre coisas que fizeram mal no passado, como uma queimadura, por exemplo. E é justamente a lembrança do ocorrido e a tristeza que esta situação ruim causou que ajuda a prevenir novos incidentes parecidos no futuro.

3) Eventualmente, ele fará você se sentir melhor
Pesquisas mostram que passar por períodos de tristeza e mau-humor evita depressão no futuro. "Ser capaz de aceitar os sentimentos e não ficar sempre se esforçando para fazer com que eles desapareçam está associado a se sentir melhor no futuro e não o contrário", explica Rottenberg. Ele afirma ainda que aceitar o mau-humor e ficar triste por algo que causou chateação é a única maneira de fazer as pazes com os sentimentos sobre aquele assunto.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade