1 evento ao vivo

Como a alimentação natural ajuda em sua evolução no Crossfit

Somente com alimentação natural, sem tomar suplementos, é possível dar ao corpo todos os nutrientes que o Crossfit exige no dia a dia

12 fev 2021
11h05
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Veja como a alimentação natural ajuda em sua evolução no Crossfit
Veja como a alimentação natural ajuda em sua evolução no Crossfit
Foto: ShutterStock / Sport Life

Na ânsia de melhorar rapidamente o desempenho no Crossfit, muitos praticantes acabam tomando suplementos. No entanto, isso não é uma necessidade. Apenas com uma alimentação natural é possível evoluir na modalidade. Por isso, se você quer parar com os suplementos, basta ler nossa matéria abaixo!

Suplementar a alimentação ou não?

Apenas com a alimentação natural é possível suprir, na maioria dos casos, a necessidade de nutrientes no organismo. Assim, o ideal é consultar um nutricionista capacitado, que vai elaborar um cardápio de acordo com o seu objetivo, horários das refeições e até preferências alimentares. Pois é esse profissional que vai prescrever algum tipo de suplemento caso necessário. "Creatina e beta-alanina, por exemplo, auxiliam o atleta na força e resistência, tendo em vista que o Crossfit possui provas de levantamento de peso, em que se busca bater recordes, se desafiando a todo momento. Os aminoácidos vão auxiliar em questões de fadiga muscular. Além disso, estimulam a síntese proteica", explica o nutricionista Lucas Guimarães.

Vitamina D, ômega-3 e outros tipos de suplementos, que não visam ao aumento da massa magra, também podem ser recomendados. Pois agem no organismo melhorando a disposição física e mental, além de beneficiar o sistema imunológico.

Um passo de cada vez no crossfit

Além da alimentação natural, é fundamental certificar-se de que é o momento certo para avançar nos treinos. Antes de aumentar a carga, por exemplo, é essencial aprender a técnica, e antes de aumentar a intensidade, é preciso saber realizar os movimentos corretamente. "É a técnica que ajuda muito nos resultados e na prevenção de lesões, portanto, iniciantes precisam de atenção dobrada com as atividades, garantindo uma progressão que passa por adaptações. Infelizmente, isso não ocorre em todos os lugares e as lesões perseguem alguns praticantes", avisa o educador físico Marcelo Souza.

Para sair do nível iniciante e chegar até o avançado é indispensável o cuidado e atenção do treinador. Assim, busque lugares com profissionais capacitados e comprometidos. "Não existe exercício contraindicado, e sim pessoas não indicadas para fazer certos exercícios", complementa o educador físico.

Hidratação complementa a alimentação natural

Mesmo que você não saia do box com a camisa encharcada de suor, não se esqueça de ingerir líquidos após o treino e durante o dia todo. A hidratação é um fator importante para um bom rendimento. "Nosso organismo necessita de água para a homeostase normalmente. A desidratação pode levar a um risco de lesões relativamente alto, além de fadigas musculares e um funcionamento do metabolismo tende a ficar lento. Se um atleta tiver uma boa alimentação mas sua hidratação for baixa, pode ter certeza que isso implicará no desempenho de forma negativa", afirma o nutricionista.

Veja também:

Mitos e Verdades Sobre o Dente de Leite
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade