PUBLICIDADE

Com atividades gratuitas em SP, campanha alerta para doenças respiratórias

Parque do Ibirapuera será palco da ação, que contará com aulas de alongamento, ioga e pilates neste fim de semana

13 set 2019 - 19h08
Compartilhar
Exibir comentários

Respirar é uma ação natural que fazemos sem perceber. Somente quando há alguma dificuldade é que percebemos o quanto ela é importante. Falta de ar pode ser sintoma de diferentes enfermidades crônicas e isso compromete a qualidade de vida nos aspectos social, emocional e físico. A fim de conscientizar as pessoas sobre doenças respiratórias, o Parque do Ibirapuera receberá neste fim de semana a campanha RepirAção, com atividades gratuitas de alongamento, ioga e pilates.

O projeto itinerante começa no parque mais famoso da cidade, no sábado, 14, e domingo, 15, das 9h às 17h. A ação passará por Porto Alegre nos dias 5 e 6 de outubro, no Parque da Marinha, e voltará à área verde paulistana no dia 10 para o encerramento. Mais informações sobre a ação estão disponíveis no site da campanha.

Todas as atividades gratuitas serão acompanhadas por profissionais especializados e haverá ainda a possibilidae de 'doar' ar. Um circuito terá bicicletas estacionárias, conectadas a um gerador, nas quais os participantes poderão pedalar a fim de encher de ar um pulmão inflável de quatro metros de altura.

O montante de ar 'arrecadado' nas três etapas da campanha servirá para encher o último e maior pulmão inflável, de oito metros de altura, que ficará exposto e iluminado na Avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao portão 10 do Ibirapuera. Durante as três etapas, um painel digital informará, em tempo real, a quantidade de 'ar doado' por paulistanos e porto-alegrenses.

Campanha RespirAção

O principal objetivo da campanha é reforçar que a falta de ar não é normal e aumentar a conscientização sobre as doenças respiratórias. A mensagem é que o diagnóstico seja feito o mais precoce possível.

A falta de ar é um dos principais sintomas de doenças respiratórias crônicas, entre elas asma, doença pulmonar respiratória crônica (DPOC) — popularmente conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica — e fibrose pulmonar idiopática (FPI).

A campanha conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia e da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul. A Casa Hunter, Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas, Associação Crônicos do Dia a Dia e Muitos Somos Raros também fazem parte da ação.

Serviço

Início da Campanha RespirAção

Data: 14 e 15 de setembro de 2019 (sábado e domingo)

Horário: das 9h às 17h

Local: Ponte Arena de Ferro, portão 10, Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n)

Atividades gratuitas: exame de espirometria e ações de alongamento, ioga e pilates

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade