PUBLICIDADE

Bicicleta emagrece: saiba como perder peso pedalando

A bike pode ser uma excelente ferramenta para queimar calorias e melhorar o condicionamento físico

9 set 2021 12h56
ver comentários
Publicidade
Bicicleta emagrece
Bicicleta emagrece
Foto: Shutterstock / Sport Life

Que bicicleta emagrece não é novidade. Realizar qualquer tipo de atividade que envolva esforço físico ajudará o organismo a consumir mais energia. Algo que contribui para o gasto calórico e auxilia na perda de peso. Afinal, o cálculo de emagrecimento é simples: é necessário gastar mais do que se consome. Portanto, uma alimentação sem exageros e atividades físicas regulares já podem promover a perda de gordura.

Mas, uma forma de potencializar os resultados, é otimizar os treinos para que eles consumam o máximo possível de calorias. O cuidado é apenas saber quais são os seus limites e respeitá-los. Treinos de bicicleta são ótimas ferramentas de emagrecimento e encaixam com todos os tipos de ciclistas: iniciantes, intermediários ou avançados.

"A otimização da perda calórica é possível graças à possibilidade de se aumentar a intensidade do exercício, elevando a frequência, o que a bike proporciona", conta o educador físico Ronaldo Martinelli. Além disso, pedalar também pode gerar momentos de prazer, com a sensação de liberdade associada à liberação de hormônios, como a endorfina. E, como se não bastasse, também ajuda a tonificar as pernas.

Motivos não faltam para começar a andar de bicicleta e emagrecer com saúde. Confira abaixo como diferentes práticas da modalidade podem incentivar a perda de peso corporal:

Iniciantes - Bicicleta ergométrica

Uma forma de manter o corpo sempre ativo sem precisar sair de casa é apostar nas bicicletas ergométricas. Elas também são ótimas opções para complementar o treino de musculação na academia. Uma ferramenta prática, segura e eficaz. "Na ergométrica, você emagrece. Além de fortalecer o coração e a musculatura das pernas, ela é responsável pela manutenção da boa postura", conta a educadora física Juliana Romantini.

Intermediários - Spinning

Após se adaptar à bicicleta ergométrica, partir para a power bike é uma boa maneira de aumentar a intensidade. Quanto mais extenuante for o exercício praticado, maior será o gasto calórico e a perda de peso. Portanto, se o objetivo é emagrecer, o bom e velho spinning pode ser uma solução. Segundo o treinador Gustavo Berkhout, a atividade é interessante por intercalar picos de alta frequência cardíaca com momentos mais leves.

"E é importante focar, também, na técnica correta do movimento a fim de potencializar o treino. Não adianta aumentar a intensidade se a qualidade da pedalada estiver ruim. Isso pode gerar lesões", explica Berkhout.

Avançados - Mountain Bike

Cansado de pedalar em lugares fechados? É hora de ir para a rua. Uma boa opção é ir para lugares pouco movimentados, com presença da natureza e vento no rosto. Sentir toda a liberdade que a bike pode proporcionar é muito gostoso, mas para que o treino seja efetivo para o emagrecimento, é necessário ter intensidade. Para isso, o sistema de marchas pode ser uma boa ferramenta de percepção de esforço.

"Para que o treino seja proveitoso, é importante, ainda, levar em conta o tempo e a intensidade do exercício, segundo uma escala de 1 a 10", explica o treinador Gilberto Ambrogi. De acordo com Martinelli, uma alternativa é apostar em terrenos íngremes, variações de ritmo, velocidade e cadência.

Sport Life
Publicidade
Publicidade