PUBLICIDADE

Aumentar o peso na academia pode acelerar os resultados; saiba como

Técnica de progressão de cargas é fundamental para o desenvolvimento, mas exige cuidados

31 ago 2021 15h41
ver comentários
Publicidade
Como aumentar o peso na academia
Como aumentar o peso na academia
Foto: Shutterstock / Sport Life

Aumentar os pesos na academia é algo que todo praticante de musculação já tentou fazer. Pode ser por extinto, ego ou até mesmo orientação de algum instrutor da academia. O que talvez alguns não saibam é que, além da progressão de cargas ser uma técnica fundamental para potencializar os resultados do aluno, ela também exige certos cuidados. Aumentar a carga apenas para impressionar as pessoas ao redor pode ocasionar lesões. Respeitar os limites e ir com calma é a chave do sucesso.

O que é progressão de carga?

Por outro lado, acomodar-se com o treino e não buscar evolução vai estagnar totalmente a busca por seus objetivos. O ideal é ter equilíbrio. "A progressão de cargas é importante porque a partir do momento em que evoluímos nos treinos, o nosso corpo vai ficando mais forte. Assim, um determinado estímulo que antes era suficiente para gerar adaptações, agora não é mais porque os músculos já se acostumaram com ele", conta Thiago Moreira, gerente do departamento técnico da Smart Fit.

Para entender melhor a importância de aumentar o peso na academia, é preciso analisar a estrutura das atividades. Conforme avançamos no treino de musculação, nosso corpo se adapta aos novos incentivos. Um exercício realizado pela primeira vez pode exigir muito da musculatura. Mas, se ele for executado toda semana, logo começará a se tornar uma tarefa simples e pouco efetiva para a evolução. "Por isso, a progressão de cargas deve ser feita para que um novo estímulo mais forte seja dado, para o corpo gerar adaptações e ter condições de resistir a estímulos cada vez maiores", conta Moreira.

Como encontrar o peso ideal?

É importante ficar atento às respostas que o próprio corpo dá. Entender que a evolução é gradativa vai ajudar a identificar o momento ideal de adicionar alguns quilos a mais em determinado exercício. A dica é simples: se estiver muito fácil, aumente o peso. "A partir do momento em que você está conseguindo realizar as séries de exercícios com boa técnica e sentindo que poderia fazer, pelo menos, mais quatro repetições acima do que lhe foi proposto, pode ser um bom momento de aumentar as suas cargas nos treinamentos. Por exemplo, se a séries são prescritas para você realizar 12 repetições e você sente que poderia fazer 15 ou 16, então você pode apostar na progressão de carga", recomenda.

As prescrições de treino costumam ter um indicativo de quantas séries e repetições você deve realizar em cada aparelho. E existe um motivo para isso, o ideal é que aquele seja o número máximo de movimentos que você consegue realizar no exercício. Quem equaciona tudo isso é justamente o peso que se usa. "Se você sente que consegue realizar muitas repetições acima do proposto, consegue mover o peso facilmente ou termina a série sem muito esforço, esses podem ser indícios de que a carga está muito leve", contra Moreira.

Por outro lado, quando se escolhe um peso muito alto, o contrário também pode acontecer. "Se a sua técnica estiver sendo prejudicada e não atingir o mínimo de repetições proposto, então a carga pode estar muito pesada", orienta.

Dica para aumentar o peso na academia com segurança

A pior coisa que pode acontecer para quem busca evolução na academia é se machucar. As lesões podem te afastar dos treinos e acabar com todo progresso obtido até então. Por isso, é necessário ter paciência ao elevar as cargas. O professor Moreira alerta para a preservação da boa execução do movimento. "Pequenas progressões de 2% a 10% da carga que está utilizando, não comprometer a técnica e o movimento correto e utilizar anilhas de 2,5kg, 3kg e halteres menores são ótimas maneiras de progredir as cargas com segurança", finaliza.

Sport Life
Publicidade
Publicidade