5 eventos ao vivo

Atividade física em crianças: prática traz 4 benefícios

Apesar da pouca idade, não há grandes restrições e sim muitas vantagens para incentivar a prática de atividade física em crianças

16 fev 2021
08h05
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Praticar atividade física em crianças melhora a saúde. Confira 4 benefícios
Praticar atividade física em crianças melhora a saúde. Confira 4 benefícios
Foto: Pixabay / Sport Life

Colocar uma criança para praticar atividade física é algo relativamente bem simples: elas já aumentam suas passadas com brincadeiras, ou ainda pelo simples fato de estarem empolgadas. E aproveitar isso fará com que a prática da corrida vire uma verdadeira diversão — e ainda trará uma série de vantagens para ela.

O educador físico Leonardo Shinya explica que não existe idade certa para começar a praticar esportes, uma vez que todos nascem preparados para ter uma vida ativa. "Quando as crianças são muito pequenas, a ênfase não deve estar na competição ou nas distâncias percorridas. O importante é o estímulo promovido", explica.

Benefícios

  1. Melhora o sono. Segundo os pesquisadores, cada hora que a criança fica parada resulta em 3 minutos a mais para dormir. Publicado no periódico Archives of Disease in Childhood, a pesquisa envolveu 519 crianças nascidas entre 1996 e 1997, que foram acompanhadas quando elas tinham sete. A maior parte dos pequenos leva até 40 min para dormir, sendo a média de 26 min. Alguns levam até três horas. Todas foram monitoradas para saber quais crianças praticavam atividade física e quais eram sedentárias. Os ativos, que caíram no sono logo, também foram os que dormiram mais.
  2. Aumenta a força. O ganho gradativo na força e na resistência dos músculos desenvolve a massa óssea e as articulações.
  3. Menos doentes. O risco de desenvolvimento de doenças crônicas como as cardiovasculares, tumores, hipertensão arterial e diabetes também diminui com a prática do esporte.
  4. Mais sociáveis. As atividades físicas promovem sociabilidade, bem estar mental e confiança proporcionada pela superação individual.

Como começar a atividade física em crianças

A família deve motivar e promover a prática da atividade física em crianças. Uma boa alternativa é correr e brincar com os mais novos, pois isso o fará a se movimentar com prazer. É cada vez mais importante fazer com que os pequenos passem menos tempo na frente da televisão, celulares e computadores.

Para manter o interesse das crianças nas atividades físicas, é fundamental estimulá-los a sempre participarem de competições, levá-los para correr em lugares diferentes e até a praticar outros esportes em conjunto, aos quais ele também se identifique — respeitando, sempre, o limite físico e mental de cada um. Cada vez mais competições voltadas para crianças e adolescentes são organizadas nas cidades. Em clima de diversão, o objetivo das provas é promover sociabilidade e entretenimento aos pequenos.

Veja também:

Mitos e Verdades Sobre o Dente de Leite
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade