PUBLICIDADE

As vantagens dos 10 vegetais que estão na safra em abril

Quer ficar com o bolso mais cheio e ainda manter a saúde em dia? Confira os 10 vegetais que estão na safra neste mês de abril!

23 abr 2021
0comentários
Publicidade
As vantagens dos 10 vegetais que estão na safra em abril
As vantagens dos 10 vegetais que estão na safra em abril
Foto: Shutterstock / Sport Life

Saber quais são os alimentos que estão em plena safra no mês é uma forma de consumir produtos de qualidade, saudáveis e nutritivos e economizar na hora das compras. Por isso, saiba quais vegetais podem ser encontrados mais facilmente nos mercados, feiras e sacolões no mês de abril. Confira!

1) Abóbora: Mesmo sendo classificada como legume e um dos vegetais, é rica em água e de baixo valor calórico (100g de abóbora refogada contém apenas 29 calorias). Em sua composição encontramos betacaroteno, um carotenoide que age como precursor de vitamina A, atuando também como antioxidante, protegendo as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. Além disso, seu consumo previne doenças coronárias e fortalece o sistema imunológico.

2) Abobrinha. possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

3) Cará. Faz parte dos vegetais por ser um tubérculo, primo do inhame. É rico em carboidrato, possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente B5 (niacina) e B1 (tiamina), é fonte de fibras solúveis, cálcio, ferro e potássio. É um alimento de fácil digestão e absorção e seu consumo, inclusive, é bastante benéfico para o bom funcionamento do trato digestivo.

4) Inhame. Tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio, destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.

5) Pepino. Rico em água e com baixo teor de calorias e de gordura, o vegetal possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais que garantem uma pele bem cuidada, além disso auxilia a saúde das unhas, olhos e cabelo. É rico em potássio e magnésio, o que favorece a contração muscular e a saúde cardiovascular.

6) Quiabo. É rico em água, fonte de fibras, vitamina A, C, K e B6 e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o vegetal é pouco calórico (aproximadamente 22 kcal em 100 g do alimento cozido) e seu consumo pode auxiliar no bom funcionamento intestinal, no aumento da saciedade, no controle da glicemia e no fortalecimento do sistema imunológico.

7) Alface. Um dos itens mais comuns entre as saladas, pode ser encontrado nas versões lisa, crespa, mimosa, roxa e americana. Tem funções alcalina e desintoxicante, principalmente para o fígado. Boa fonte de potássio e ferro, o vegetal tem ainda uma substância chamada lactucina, que ajuda a acalmar e relaxar o corpo. Rica em água, ajuda na hidratação do organismo e tem antioxidantes que protegem as células.

8) Escarola. Ótima fonte das vitaminas C, E, A e do complexo B, além de conter minerais como o cálcio, potássio, fósforo e ferro, nutrientes que juntos auxiliam no bom funcionamento dos sistemas imunológico, digestório, respiratório e urinário; o consumo regular desse vegetal também ajuda manter a saúde dos ossos e a prevenir doenças cardiovasculares. Seu sabor amargo, vem da presença da substância inulina, uma fibra capaz de estimular o equilíbrio da microbiota intestinal, ajudando na prevenção do câncer de cólon.

9) Hortelã. Contém vitamina A, B e C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Age como descongestionante e seu chá é muito utilizado no tratamento da gripe. Além de estar no grupo dos vegetais, é uma deliciosa erva aromática muito usada como tempero de carnes, sopas, saladas e pratos árabes.

10) Rúcula. Vegetal que é rico em potássio, um mineral que aumenta a elasticidade da parede das artérias, contribuindo para a saúde do coração, e fósforo que trabalha lado a lado com o cálcio ajudando a manter a integridade óssea. Possui baixa quantidade de calorias e contém fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal.

Sport Life
Publicidade
Publicidade