3 eventos ao vivo

Apaixonados pela corrida precisam casar com a musculação

No dia do Esportista, aproveite e comece na musculação para prevenir as lesões e melhorar o rendimento na hora da corrida!

19 fev 2021
13h38
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Apaixonados pela corrida precisam casar com a musculação
Apaixonados pela corrida precisam casar com a musculação
Foto: iStrock / Sport Life

Normalmente, a musculação não está entre as atividades preferidas de quem corre, mas se você está nesse grupo precisa repensar. Pois, o treino de força pode ser um grande aliado, já que previne o risco de lesões e melhora o rendimento.

Durante a corrida, os músculos das costas, das pernas e braços são excessivamente forçados por conta dos movimentos repetitivos e do impacto da pisada, aumentando a possibilidade de desgaste e contusões. Por isso, a prática da corrida não aliada à musculação pode prejudicar a postura e principalmente os joelhos, trazendo complicações futuras e até mesmo dificultando a evolução  do corredor.

Os treinos musculares também podem auxiliar no processo de emagrecimento, já que aumentam o número e tamanho de fibras musculares, que consomem uma quantidade maior de calorias.

Treino e frequência

O grande número de passadas com o impacto gerado pela corrida afetam as articulações, que ficam sobrecarregadas. Por isso os treinos de resistência de força são os mais indicados, dando atenção especial aos membros inferiores e às regiões lombar e abdominal.

Os treinos de musculação também podem variar de acordo com o objetivo do corredor. Quem deseja criar mais resistência, por exemplo, deve utilizar cargas médias e realizar várias repetições. O desenvolvimento da força exige cargas altas e poucas repetições. E para quem deseja melhorar a potência, são recomendadas poucas repetições, com carga média e em alta velocidade.

A musculação deve ser realizada ao menos duas vezes na semana e, para os iniciantes, os treinos não devem coincidir com os dias de corrida. E claro, todas as atividades devem ser prescritas e acompanhadas por um profissional, variando com os objetivos e experiências de cada um.

Confira alguns exercícios bons para os corredores:

Supino Reto

Fortalece peitoral, ombro e tríceps, beneficiando a postura durante a corrida.

Agachamento Livre

Trabalha e fortalece os músculos dos glúteos e coxas.

Leg Press Horizontal 

É um dos aparelhos mais tradicionais das academias, exatamente por trabalhar os músculos da região das pernas por completo: glúteos, quadríceps, adutores e isquiotibiais.

Aproveite que hoje, 19 de fevereiro, é o Dia do Esportista e comece a malhar!

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade