PUBLICIDADE

Academia em casa: 3 exercícios simples para definir o corpo

Entenda como espantar o sedentarismo sem a ajuda de nenhum equipamento

28 abr 2022 16h58
ver comentários
Publicidade
Saiba como fazer academia em casa
Saiba como fazer academia em casa
Foto: Shutterstock / Sport Life

Fazer academia em casa é o sonho de muita gente. Afinal, com a comodidade de não precisar se locomover, enfrentar o trânsito e disputar equipamentos com outros alunos em horários de pico, fica bem mais difícil pular os treinos e se afundar no sedentarismo. Além disso, até para aqueles que nunca realizaram nenhum tipo de atividade física, se exercitar no próprio lar tende a ser mais convidativo e prazeroso.

No entanto, montar uma academia em casa, seja com equipamentos modernos ou apenas com pesos livres, exige bastante conhecimento e investimento financeiro. Por isso, não é algo tão simples assim. Mas, engana-se quem acredita que essas são as únicas alternativas para conquistar ou manter um físico definido sem precisar sair.

Realizar exercícios com o peso do próprio corpo e adaptar alguns objetos caseiros pode ser uma ótima maneira de se livrar do sedentarismo e fazer a tão sonhada academia em casa. Por isso, com a ajuda da personal trainer, Thais Ghendov, separamos três exercícios simples de condicionamento físico, para você conseguir, aos poucos, definir o corpo. Confira:

1. Agachamento: ideal para definir os glúteos e as coxas, o agachamento é um exercício que pode ser feito em casa, sem nenhum tipo de problema. Se o movimento realizado apenas com o peso do corpo estiver muito fácil, ainda é possível "aumentar a carga" segurando, por exemplo, um saco de arroz ou uma garrafa d'água.

2. Afundo: assim como o agachamento, o afundo é um exercício que ajuda a fortalecer os glúteos. Para fazê-lo em casa, a pessoa pode usar uma cadeira e colocá-la atrás de si. A seguir, é necessário apoiar o peito de um dos pés no assento. Paralelamente, a outra perna deve estar à frente do restante do corpo. Para executar o exercício, basta descer e subir lentamente, flexionando e estendendo o joelho e o quadril. Depois, troque as pernas e faça novamente.

3. Elevação frontal: um exercício focado nos ombros e que consiste no levantamento de peso. Em casa, os equipamentos podem ser substituídos por sacos pequenos de arroz, feijão ou garrafas de óleo. Para fazer a atividade corretamente, é necessário estar de pé e levantar os objetos até a altura do ombro. Ao chegar ao topo, a pessoa deve manter a posição por alguns segundos antes de abaixar o braço e repetir o movimento com o outro membro.

Fonte: Thais Ghendov, personal trainer que atende pelo GetNinjas.

Sport Life
Publicidade
Publicidade