PUBLICIDADE

A meditação pode ajudar na concentração?

Aplicativo traz mais de 50 meditações para aumentar o foco; conheça

20 jun 2022 - 05h00
Ver comentários

Em geral, as práticas meditativas são muito lembradas por seu forte viés em promoção do autoconhecimento, sem falar nos pilares conectados ao bem-estar, mesmo assim dúvidas sobre elas são comuns e recorrentes. Uma delas é se meditação tem a capacidade de aumentar a concentração. 

Meditação pode ser alternativa para elevar concentração
Meditação pode ser alternativa para elevar concentração
Foto: Gstockstudio / Adobe Stock

Entre as diversas possibilidades da atividade, conhecer mais a si mesmo, como mencionado, é daqueles objetivos mais buscados por praticantes, e nesse sentido entender gatilhos mentais pode ser um grande trunfo. Por exemplo, conseguir identificar melhor as situações que colaboram para aumento do estresse ou ampliação da ansiedade. Às vezes, é comum haver algum tipo de distração enquanto está a realizar outra tarefa, ou simplesmente não empregar atenção plena ao que se está fazendo naquele instante: quem nunca manteve tv ligada enquanto lia um livro? Porém esse hábito também pode ser um complicador, impactando a produtividade. 

Aplicativo de meditação Atma 

Com o slogan “Conectando você com a sua essência”, o app de meditação Atma conta com variadas frentes de conteúdo, disponibilizando exercícios guiados, aqueles onde há uma voz auxiliando durante toda a meditação, a meditação livre, com o usuário capaz de definir o tempo de meditação, e músicas com diferentes propósitos. 

Confira abaixo algumas meditações da seção Autoconhecimento > Aumentar o Foco disponíveis no app. Ao acessar, é possível identificar as práticas populares, além de sete coleções, cada uma com um número específico de meditações e que podem estar presentes em mais de uma coleção, já que a ideia do card é lógica de conteúdo, ou seja, estar conectado ao tema. O usuário ainda pode baixar os títulos para ouvir offline e escolher entre três opções de duração: 10, 20 ou 30 minutos, já que se trata de uma modalidade guiada. 

  • Alcançar o Topo: contém 10 meditações, entre elas “A Longa Estrada”, popular entre usuários, “Encontrar Coragem e Propósito”, “Descobrir o Poder Interior” e “Força para Fazer Acontecer”; 
  • Criatividade:  disponibiliza 5 conteúdos, como “Fagulhas da Criatividade” e “Vazio do Novo”; 
  • Esporte: possui “Enfrentar o Medo”, “Agir com Coragem” e outros 3 títulos; 
  • Estudos: são 10 títulos presentes nessa coleção, como “Estudos”, “O Potencial Mental”, “Mente Aberta para Estudar”, “Clareza e Disciplina”, “Mente Expandida”, entre outros. 
  • Excelência e Persistência: 10 meditações fazem parte dessa coleção onde é possível encontrar os títulos “Aguçar a Inteligência”, “Atrair Energias”, “Firmeza e Qualidade” e outros; 
  • Flexibilidade e Adaptação: entre as 5 meditações encontram-se “Foco”, “Determinação” e “Permanecer no Topo”; 
  • Ativar a Inteligência: a coleção tem 5 opções, como “Silêncio e Insights” e “A Desobstrução da Mente”. 

Vale lembrar que há conteúdos disponíveis apenas para assinantes, enquanto outros ficam liberados para que usuários experimentem sem custo, bastando apenas baixar e efetuar login.  

 

O app Atma está disponível para Android / iOS e tem meditações e músicas para controle de estresse e ansiedade, aumento do foco, autoconhecimento e dormir melhor. 

ATMA Seu app de meditação
Publicidade
Publicidade