0

8 frutas da estação para cuidar da saúde no outono

No dia da saúde e nutrição, veja a lista com 8 frutas da estação, ideais para serem comidas frescas, pois são facilmente achadas no outono

31 mar 2021
14h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Frutas da estação: veja 8 alimentos que vão ajudar sua saúde no outono
Frutas da estação: veja 8 alimentos que vão ajudar sua saúde no outono
Foto: Shutterstock / Sport Life

A chegada do outono não traz só a diminuição na temperatura climática. Essa estação, que sucede o verão e antecede o inverno, traz consigo novos ares e uma variada gama de frutas que agradam o paladar e oferecem diversos benefícios à saúde. Por isso, aproveitamos hoje, 31 de março - dia da Saúde e Nutrição, para te dar uma lista de alimentos que ainda vai ajudar na sua saúde.

Focada na nova estação e na alimentação desta época, Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, destacou as melhores frutas para serem consumidas no outono, podendo ser ingeridas in natura, em forma de suco ou geleia. Confira:

1) Abacate: seja doce ou salgado, ele pode ser usado para saladas, patês, cremes e vitaminas. "Essa fruta é uma fonte de energia, rica em vitamina A e complexo B e possui gordura monoinsaturada, benéfica para prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares", afirma a nutricionista. O abacate é recomendado no combate ao colesterol, além de ser bom para a melhora no sistema circulatório e prevenção do envelhecimento precoce. A nutricionista ressalta que a presença do Ômega 3 em sua composição também pode auxiliar na saúde mental.

2) Caqui: alaranjado e suculento, podendo até ser confundido com tomate, o caqui possui vitaminas A, C e complexo B. "Por ser rica em minerais como cálcio, fósforo e potássio, essa fruta tem propriedades antioxidantes", conta. Ela também combate o envelhecimento precoce, doenças degenerativas e pode fortalecer o sistema imunológico e a saúde da pele e da visão.

3) Coco: além da água, ainda possui uma parte que pode ser ingerida in natura, em forma de lascas ou chips. Rico em gordura que, quando consumido em quantidades equilibradas, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e apresenta bom teor de sais minerais e fibras. "O coco tem ação antioxidante, estimula a atividade intestinal e ajuda na saciedade, por isso é uma boa pedida para compor suas refeições.", explica.

4) Goiaba: excelente ingrediente para bolos e vitaminas, ela também pode ser usada para sucos, molhos e sobremesas. A goiaba é rica em fibras, vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo e ferro. Essa fruta que auxilia na redução do colesterol, não contém muito açúcar, gorduras ou calorias. "Além de combater infecções e fortificar os ossos, a goiaba regula o aparelho digestivo, controla o sistema nervoso e é ótima na cicatrização e aspecto da pele", afirma.

5) Maçã: variando entre sucos, chás e tortas, esta não é exatamente uma fruta da estação, pois fácil de ser encontrada em qualquer época do ano. Composta por vitaminas A, C, E, Complexo B e minerais como ferro e fósforo, ela estimula o fígado, os rins e a produção de colágeno. A pectina é um composto muito importante, pois expele toxinas e colesterol do organismo. Cyntia também destaca que ela colabora para a higiene bucal, pois sua consistência auxilia na remoção dos restos de comida e placa bacteriana e ainda fortalece a garganta, previne rouquidão e cuida do coração.

6) Maracujá: conhecido por seu efeito calmante, sua cor amarela e sabor azedo, esse alimento combina tanto com sobremesas, quanto com sucos e chás. Possuindo vitamina C, complexo B e sais minerais, proporciona resistência aos vasos sanguíneos, age contra infecções e colabora com o sistema nervoso e funcionamento do aparelho digestivo. A nutricionista acrescenta que ele é bom para evitar queda de cabelo e atua na manutenção da pele e olhos.

7) Tangerina: fruta que pode ser ingerida naturalmente, como suco ou, até mesmo, geleia. A tangerina é fonte de vitamina C, auxilia na imunidade, contribuindo com a prevenção de gripes e resfriados. "Sua cor alaranjada mostra o quanto ela também é rica em vitamina A, que tem grande efeito na saúde da pele e cabelo. Também tem importante efeito diurético", observa a nutricionista. Além disso, essa fruta atua como um laxante natural.

8 Uva roxa: seu consumo diário colabora para a longevidade. Em sua casca e sementes, esta fruta contém resveratrol, um potente antioxidante que retarda o envelhecimento e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Maureen ressalta que a uva roxa também tem importante ação de prevenir até mesmo doenças, como o Alzheimer.

Veja também:

Máscara de pano é eficaz? Quando devo usar a PFF2? Especialista esclarece dúvidas
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade