5 ingredientes para tomar um café da manhã com mais saúde

Proteínas, ovos, chia, óleo de coco ou até mesmo o café mediterrâneo: veja como você pode incrementar o seu café da manhã

23 fev 2021
0comentários
Publicidade
6 ingredientes para deixar o café da manhã com mais saúde
6 ingredientes para deixar o café da manhã com mais saúde
Foto: Shutterstock / Sport Life

O café da manhã é a primeira refeição do dia, mas mudou muito ao longo dos tempos. Se antigamente um café e um pão eram suficientes, atualmente já se sabe que o melhor é ter uma refeição completa, com todos nutrientes que o corpo precisa.

Então, não deixe de conferir abaixo como fazer um desjejum completo!

  1. Proteínas

Assim com qualquer refeição, o café da manhã deve ser composto por diferentes grupos alimentares. Portanto, não deixe de fora as proteínas, elas liberam uma substância que sinaliza a sensação de saciedade para o cérebro. Elas demoram mais para serem digeridas e absorvidas e, com isso, controlamos mais o nosso apetite. Algumas ótimas opções de fontes proteicas para a primeira refeição do dia são ovos mexidos, peito de peru blanquet, queijo branco, patê de atum, patê de frango, nozes, castanhas e leite desnatado.

2. Ovos

O ovo é nutritivo, tanto que seu valor nutricional é comparado com o leite materno. Ele possui todos os aminoácidos essenciais, além de ser rico em vitamina A e vitaminas do complexo B. E você colocá-lo de várias maneiras no café da manhã: mexido, cozido, omelete, quente ou pochê.

3. Chia

Encontrada em grão e farinha, essa semente é rica em antioxidantes, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, eletrólitos e fitonutrientes, além de ser uma das maiores fontes vegetais de ômega-3. Não bastassem tantos nutrientes, a sementinha ainda causa sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso. A recomendação diária - tanto do grão quanto da farinha - é de uma a duas colheres. Ela pode ser adicionada em saladas, iogurtes, frutas e sucos no café da manhã.

4. Café mediterrâneo 

A dieta mediterrânea, à base de azeite de oliva, castanhas, peixe, frutas e verduras, é considerada hoje em todo o mundo uma das melhores e mais completas. Que tal, então, adaptá-la para o café da manhã brasileiro? O azeite pode ser usado nas receitas de ovos ou em uma fatia de pão integral, e os vegetais, incluídos em sucos desintoxicantes.

5. Óleo de coco

Outro ingrediente que vem sendo aclamado como uma poderosa arma contra a gordura. Extraído pela prensagem da carne do coco fresco maduro, ele tem função termogênica. Ou seja, que gera calor e ajuda a queimar calorias. Para incluí-lo no desjejum, o recomendado é misturar uma colher de sopa dele ao leite ou no cereal.

Sport Life
Publicidade
Publicidade