PUBLICIDADE

4 cuidados e 3 vantagens de treinar no inverno

É preciso se adaptar para ganhar! Veja o que fazer para que treinar no inverno garanta resultados ainda melhores para você

14 jul 2021 09h50
ver comentários
Publicidade
Treinar no inverno: 4 cuidados para tomar e 3 vantagens para aproveitar
Treinar no inverno: 4 cuidados para tomar e 3 vantagens para aproveitar
Foto: Shutterstock / Sport Life

O frio afasta muitas pessoas da prática de atividades físicas. No entanto, com alguns cuidados simples podemos manter o ritmo, mesmo durante as baixas temperaturas. Treinar no inverno pode fazer maravilhas para a nossa saúde.

Contudo, o educador físico Eduardo Netto conta que é preciso fazer algumas adaptações. "Não caia em tentação, siga a rotina de exercícios para manter-se ativo e saudável. Para não deixar para o dia seguinte, uma boa estratégia é adaptar os horários", alerta o diretor técnico da Bodytech.

Por isso, ele listou 4 cuidados que devemos tomar nesse período do ano. Logo em seguida, também apontou 3 benefícios dessa prática. Confira!

1) Tempo de aquecimento: nosso organismo, em específico a musculatura, reage ao frio contraindo os músculos, na tentativa de produzir calor, merecendo, portanto, uma atenção especial a preparação do corpo para o exercício físico, ativando a musculatura, dessa forma favorecendo a circulação sanguínea e aumentando a temperatura corporal. 

2) Motivação para treinar no inverno: uma excelente opção é exercitar em grupo ou pelo menos com um amigo(a). Isso. sem dúvida, poderá lhe ajudar a manter-se fiel à prática, mesmo nos dias em que a preguiça apertar; procure os horários em que o frio é menos intenso, a hora do almoço pode ser uma ótima opção; foque nos benefícios mentais proporcionados pelo exercício: melhora da memória, concentração e da qualidade do sono; elevação do humor; aumento da disposição física e mental. Lembre-se de que os exercícios em ambientes como academias, onde a temperatura é controlada, podem contribuir para manter a frequência e não desistir.

3) Treino em casa: é fundamental ter espaço para não esbarrar em nenhum móvel ou objeto. Manter a hidratação antes, durante e depois, além de utilizar roupas adequadas. Durante o inverno os cuidados devem ser redobrados. Antes de iniciar a sua atividade, faça um aquecimento.

4) Choque térmico: ao exercitar-se durante a estação fria, é importante manter as extremidades do corpo com mais proteções: gorros, meias especiais e luvas são recomendadas. Quanto à preocupação de choque térmico, basta utilizar roupas em camadas. Um erro frequente é treinar no inverno com peças pesadas e exageradas. Vista roupas em camadas, que possam ser removidas assim que começar a suar, e coloque novamente conforme necessário. O ideal é: primeiro, coloque uma peça fina de material sintético, como polipropileno. Evite algodão, pois fica úmido próximo à pele.

Por outro lado, praticar atividades na época mais fria do ano também garante uma série de vantagens ao nosso organismo.

1) Melhora o rendimento: no inverno o corpo sofre menos com desidratação e superaquecimento, permitindo que o gasto energético seja mais bem utilizado na performance do esporte. Além do desconforto que o calor proporciona, o corpo utiliza a transpiração e aumento da frequência respiratória para eliminar o calor. A vasodilatação que também ocorre na pele, desvia parte do sangue que poderia ser utilizado na contração muscular, na intenção de resfriar o corpo. Como esse processo de resfriamento necessita de energia, no frio "sobra" um pouco mais para gastar com treinos mais vigorosos.

2) Qualidade do sono: praticar 30 minutos de exercícios por dia no inverno melhora a qualidade do sono e o nível de alerta durante o dia, além de prevenir doenças como depressão e ansiedade, mais prevalentes nesse período. Além disso, há uma melhora na imunidade, reduzindo as chances de uma gripe ou resfriado.

3) Fique atento: poucas coisas são tão prazerosas como um treino longo de corrida numa manhã ensolarada de inverno. Realizar atividade ao ar livre proporciona maior liberação de endorfina e isso está provado, mas se não tem tempo suficiente para fazer os aquecimentos e alongamentos a melhor opção é a academia, por sua climatização. Um dado adicional, é que as massas de ar frio atrapalham a dispersão da poluição. Dê preferência ao início da manhã e evite praticar esportes em locais com grande tráfego de veículos, principalmente nessa época do ano em que são relatados altos índices de poluição.

Sport Life
Publicidade
Publicidade