0

10 passos para fazer um detox de 24h pós-festas

Para quem foi no impulso e passou do ponto durante a ceia natalina, veja como fazer um detox no dia 25 para ficar mais leve

5 jan 2021
15h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Detox
Detox
Foto: Getty Images / Sport Life

Calma! É muito comum acabar deixando a dieta um pouco de lado e exagerando durante a ceia de Natal. Por isso, fizemos 10 passos para que você possa fazer um detox de 24h com a ajuda da nutricionista Caroline Morena, da Estima Nutrição.

1 - Ao acordar: o limão tem muitos benefícios como a vitamina C, que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Ele também possui ação antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento precoce das células. Então comece seu dia com um copo de água quente com limão espremido: a temperatura da água permite melhor absorção dos nutrientes liberados pelo limão.

2 - Antes do café da manhã: durante o detox, exercícios pesados não são recomendados. Opte por atividades leves, porém energizantes, como uma prática de yoga. Dessa forma, você desperta o corpo de forma plena e delicada.

3 - Quebrando o jejum: prepare-se para um ótimo dia com algo que deixe satisfeito sem pesar muito. Sucos detox são uma boa pedida. O suco vermelho, de ação antioxidante, contém água de coco, frutas vermelhas, farinha da amora e suco de limão. Outra opção energética e também termogênica contém ameixa, linhaça e água de coco. Se você não quiser o suco, pode trocá-lo por uma fruta, castanhas ou um iogurte sem açúcar com aveia.

4 - Pausa para o café no meio da manhã: embora seja indicado deixar a cafeína de lado durante a dieta detox, nem sempre é fácil fazer isso. Em vez de uma xícara de café, opte pelo chá verde. Além de ser rico em antioxidantes, a bebida acelera o metabolismo. Se você sentir que precisa de algo mais, coma uma maçã ou uma pequena porção de mirtilos com um iogurte sem açúcar.

5 - Quebrando a rotina: aproveite esse momento para cuidar do seu corpo. Por isso, inclua omáximo de movimento no seu dia. E nem precisa de muito para fazer isso. Pequenas caminhadas ou alongamentos são indicados.

6 - Hora do almoço: evite aquela ressaca pós-almoço, que você fica pesado e com sono. No detox, invista em alimentos leves e nutritivos, como uma salada ou uma sopa. Na salada, use legumes e verduras variados, quanto mais colorida ela estiver, mais nutritiva será; na sopa, sempre coloque legumes, um carboidrato e uma proteína.

7 - Lanche da tarde: se você acha que não vai aguentar esperar até o jantar, tome um suco verde para saciar o apetite. Além de ser delicioso, ele oferece energia.

8 - Antes do jantar: Relaxe e faça umaautomassagem para dar outro ânimo e seguir com o detox.

9 - Jantar: é hora de relaxar e comer uma proteína leve com alguns vegetais. A proteína deve ser um tipo de carne magra, como frango ou peixe grelhado, um ovo mexido ou um omelete. Na salada, evite colocar folhas que estimulam gases, como a couve-flor, o brócolis e o repolho. Em vez de comer em frente à TV, sente-se à mesa saboreando sua refeição. Você verá que, ao fazer isso, é possível se concentrar na alimentação e ficar mais saciado. Quando temos outros estímulos enquanto comemos, não estamos dando a devida atenção ao alimento que está sendo ingerido. É aí que mora o perigo, pois isso faz com que o corpo consuma mais do que se deve.

10 - Hora de dormir: chegamos à etapa mais importante do detox: o sono. Quando temos uma boa noite de sono, o estresse é reduzido, assim como o peso. Tenha um momento só seu a noite, se desconecte de toda tecnologia, tome um banho relaxante e durma tempo suficiente para seu corpo se recuperar e acordar como novo. Se quiser, pode até praticar um pouco de yoga antes de dormir.

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade