PUBLICIDADE

BBBs com Covid-19: saiba o tempo ideal de isolamento em diferentes casos

Arthur, Jade e Linn testaram positivo e precisaram adiar encontro com os outros participantes. Os BBBs com Covid-19 vão poder entrar quando?

18 jan 2022 16h02
| atualizado às 16h38
ver comentários
Publicidade
BBBs com Covid-19: Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada
BBBs com Covid-19: Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada
Foto: Divulgação / TV Globo / Saúde em Dia

O Big Brother Brasil 2022 começou na noite de ontem (17) e já é motivo de polêmica. Após um confinamento prévio no hotel, os brothers e sisters, finalmente, puderam se encontrar. Durante o dia, o grupo Pipoca entrou na casa e, no período da noite, foi a vez dos participantes do Camarote. No entanto, três BBBs com Covid-19 permaneceram isolados em seus quartos de hotel.

São eles: Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada, todos do grupo Camarote. Durante a exibição do programa na TV Globo, eles apareceram em vídeos gravados afirmando que estão bem e sem nenhum sintoma grave. Segundo o site do jornal O Globo, os BBBs com Covid-19 devem entrar na casa já na próxima quinta-feira (20), prazo em que, no caso deles, se encerram os protocolos de segurança e isolamento de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Confira quais são os novos prazos de isolamento recomendados pelo Ministério da Saúde

Os BBBs com Covid-19, provavelmente, estão seguindo as novas orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde, no dia 10 de janeiro. A recomendação, que visa se adequar às novas condições da pandemia - principalmente após o avanço da variante Ômicron, reduziu o prazo mínimo de isolamento das pessoas infectadas de 10 para 5 dias.

Veja como ficou o novo protocolo:

5 dias - Para quem teve alguma suspeita de Covid-19 e, após cinco dias, não apresenta mais nenhum sintoma. Nesse caso, você pode aguardar até o sétimo dia, ou realizar um teste no quinto dia. Se der negativo, estará liberado do isolamento. Caso dê positivo, terá que aguardar até o décimo dia.

7 dias - Se chegar no sétimo dia sem nenhum sintoma, estará livre do isolamento, sem a necessidade de testar. Caso ainda apresente sintomas deverá aguardar os 10 dias.

10 dias - Quem chegar no décimo dia de infecção e não apresentar nenhum sintoma, também estará livre para sair do isolamento sem necessidade de testar.

Mais de 10 dias - Caso você ainda apresente sintomas, mesmo após 10 dias, deverá permanecer isolado até que a situação se normalize totalmente.

Qual o melhor teste para realizar?

O ideal, para quem apresenta algum tipo de sintoma respiratório, febre ou dor, é procurar uma orientação médica. Pode ser, inclusive, de maneira remota, através da telemedicina. Dessa forma, o profissional vai avaliar o seu caso e indicar o melhor teste e tratamento para as suas condições. No entanto, segundo o médico infectologista, Dr. Bernardo Almeida, o exame antígeno, na maioria dos casos, é o mais recomendado.

"Essa é a tendência para viabilizar a redução do período de isolamento de forma segura. Porém, o teste de PCR não é um exame adequado para isso, já que persiste positivo após o período de transmissibilidade. Os testes de antígeno podem ser utilizados para esse fim e já são usados no Reino Unido, por exemplo, onde após 7 dias, com 2 testes negativos, já é possível sair da quarentena", explica o médico. A recomendação é que, em casos com sintomas, se aguarde 24h para realizar o teste.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade