PUBLICIDADE

Atividade física na gestação com segurança para as futuras mães

Quer descobrir quais exercícios podem ajudar você a se manter saudável nesse período tão especial?

30 dez 2020 - 15h40
Compartilhar
Exibir comentários

O momento da gestação acaba gerando dúvidas quanto à prática de atividade física. Muito se ouve falar de limitações, de coisas que podem ou não ser feitas durante o período. O acompanhamento médico é fundamental para determinar quais exercícios estão liberados para as futuras mamães e, a qualquer sinal de desconforto, eles devem ser suspendidos.

"Na ausência de riscos extras, a atividade física é muito importante para a mãe e para o bebê. Se você for sedentária, considere incluir algum exercício à sua rotina. Converse com seu médico sobre o assunto e procure a orientação de um profissional de educação física. Sempre respeitando seus limites", aconselha Marcio Atalla. 

Gestação ativa e saudável

O movimento durante a gravidez irá garantir mais saúde para a mulher. Manter-se ativa, fará com que o aumento de peso não seja drástico, minimizando as chances de aparecimento de diabetes gestacional. 

"Caso a gestação não apresente riscos, os três primeiros meses costumam ser os mais delicados e atividades mais leves, caminhada ou pilares, por exemplo, são as mais indicadas", orienta o educador físico.   

Portanto, evite modalidades de alta intensidade e impacto, que proporcionam pico nos batimentos cardíacos e elevam muito a temperatura corporal. 

"Principalmente a partir do segundo semestre, a presença de um bebê em desenvolvimento altera o centro de gravidade da mulher. Exercícios como a hidroginástica e o pilates promovem o aumento da consciência corporal e auxiliam as gestantes a restabelecer o equilíbrio", diz Atalla.  

A força que vem do pilates 

Dar à luz a uma criança é uma das coisas mais espetaculares que o corpo humano é capaz de fazer, mas não é nada fácil. 

"O pilates fortalece a musculatura abdominal e pélvica. Isso pode ajudar muito o parto e o pós-parto", afirma. 

Pode correr? 

"Algumas mulheres gostam muito de correr e pedem minha opinião sobre continuar ou não com a atividade durante a gestação. Com uma boa programação - limitando a corrida a 3 ou 4 vezes por semana - e cuidado, é possível, sim", diz Atalla. 

Outro ponto importante para aquelas que praticam a corrida de rua, é ficar atenta aos horários. Priorize aqueles momentos do dia mais frescos para evitar desconfortos, como queda de pressão.

Foto: Marcio Atalla
Atividade física na gestação com segurança para as futuras mães:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade