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Aprenda os benefícios da dieta macrobiótica

4 jan 2019
10h17
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Uma dieta rica em nutrientes, com baixas calorias, que ajuda a emagrecer e ainda lhe conecta com sua mente. Essa é a dieta macrobiótica, que associa os benefícios da comida com os efeitos que ela traz sobre a mente, as emoções e a fisiologia do corpo. No geral, está aliada a uma mudança comportamental do indivíduo. 

 

A filosofia macrobiótica foi fundada por George Ohsawa e é baseada no Yin e Yang. A dualidade do â??yinâ? e do â??yangâ? acredita que tudo tem energias metafísicas, até os alimentos, e que a harmonia é atingida alcançando o equilíbrio. Assim, a dieta relaciona alimentos e suas propriedades, servindo para alcançar a saúde física e mental.

 

Uma grande vantagem deste tipo de alimentação é o consumo elevado de alimentos naturais, como frutas e vegetais, favorecendo a oferta e absorção de vitaminas, sais minerais e fibras. A dieta também evita o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerante e álcool, que são prejudiciais à saúde.

 

Trazemos uma sugestão de cardápio macrobiótico, com diferentes opções em cada refeição:

 

No café da manhã, cabe leite de amêndoas com três colheres de granola sem açúcar. Também é uma opção chá de gengibre com biscoitos integrais de arroz e pasta de amendoim integral. Ou ainda leite de amêndoas com pão integral caseiro. 

 

Para o lanche da manhã (colação), uma dica é um suco de couve com maçã. Ou ainda uma banana acompanhada de uma colher de sopa de aveia. Também vai bem duas colheres de sopa de sementes de abóbora. 

 

Para o almoço, a sugestão de prato inclui quatro colheres de sopa de arroz integral; duas colheres de sopa de feijão azuki (pequeno e vermelho, original do Japão) com abóbora; salada verde à vontade; um filé médio de truta grelhado, com uma ameixa de sobremesa.

 

No lanche da tarde, pode ser um iogurte de soja com biscoitos integrais e geleia sem açúcar. Ou uma xícara de maçã e pêra picados com castanhas.  No jantar, arroz integral, uma xícara de sopa de feijão, uma porção de ervilhas com óleo de girassol e algas. 

 

Para fechar o dia com a ceia, a dica é de um copo de leite de soja acompanhado de três biscoitos integrais. Ou ainda um copo de leite de aveia e uma banana.

Estadão

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