0

Aprenda a preparar a carne de jaca

18 abr 2019
06h44
  • separator
  • 0
  • comentários

Comum na culinária vegana, a carne de jaca é uma ótima alternativa ao frango - possui uma textura semelhante. Ela pode ser usada em receitas como escondidinhos, quiches, pastéis, sanduíches e até coxinhas, funcionando como ótimo recheio. A melhor parte é que ela também é simples de fazer e pode ser incorporada à alimentação de todos.

Comece lavando bem a fruta em água corrente. Uma dica é comprar jacas orgânicas, livres de agrotóxicos e, por isso, mais saudáveis e nutritivas. Além disso, é bom salientar que existem jacas com polpa mole ou dura - a última é a mais indicada.

Preparo

Feita a lavagem, é necessário cortá-la em pedaços menores. Para isso, passe um pouco de óleo (pode ser de coco) nas mãos e na faca que será usada. Quando cortada, a jaca libera um tipo de leite que se assemelha a uma cola. Por isso, é importante usar o óleo para que as mãos ou a faca não grudem.

Corte a fruta em rodelas grossas e, depois, cada rodela em quatro pedaços menores. Coloque-os para cozinhar na panela de pressão e, quando começar a chiar, espere mais 15 ou 20 minutos para desligar o fogo e tirar a jaca.

Com a fruta bem cozida, resta esperar que esfrie, para então ir desfiando a carne - dá para fazer isso com os dedos ou com um garfo. Mas antes de desfiar, o ideal é que sejam retiradas a casca e a polpa (que são mais duras), além dos caroços.

Caroço

A parte interessante é que você pode reaproveitar os caroços para preparar saladas e até mesmo farinhas (é só batê-los no liquidificador) para usar no preparo de bolos, massas e pudins, por exemplo.

Jaca devidamente desfiada, agora é temperá-la a gosto. Ela fica bem parecida com o frango e consegue absorver bem o sabor dos temperos. Dá para adicionar pimenta, sal, azeite, páprica, orégano, incluir ingredientes como palmito e cogumelo (muito queridos pelos veganos) e até mesmo adicionar um molho, como o de tomate.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade