PUBLICIDADE

Aprenda 3 exercícios para melhorar a imunidade e perder gordura

Atividade física é importante para combater doenças e promover o bem-estar

8 out 2021 13h02
| atualizado às 15h08
ver comentários
Publicidade
Exercícios melhoram o condicionamento físico e previnem doenças
Exercícios melhoram o condicionamento físico e previnem doenças
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Manter o corpo ativo, com a prática de atividades físicas regulares é uma ótima maneira de promover saúde e bem-estar físico e emocional. É durante a realização de exercícios que o organismo libera alguns hormônios responsáveis pelo prazer e o sentimento de satisfação. Além disso, o aumento do consumo de calorias também favorece a perda de peso e o condicionamento físico. Fatores fundamentais para uma alta qualidade de vida.

Para completar, um estudo recente, publicado pela revista científica Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, apontou que os exercícios físicos são uma importante ferramenta para fortalecer a imunidade e melhorar o funcionamento do sistema respiratório de pacientes que tiveram Covid-19.

Outra pesquisa, publicada pela revista científica Frontiers in Physiology, também apontou a prática de atividades físicas regulares como importante método para conservar a saúde. De acordo com o estudo, exercícios de força, como a musculação, liberam mais de 600 substâncias benéficas para o organismo - que podem prevenir o desenvolvimento de doenças graves, como diabetes, demência e câncer.

Fatores que ressaltam ainda mais a importância de praticar algum tipo de exercício físico. Para auxiliar as pessoas que querem ganhar massa muscular, perder aquela barriguinha e, ainda por cima, melhorar o sistema imunológico, separamos algumas dicas da personal trainer Gabriele Siqueira, para treinar em casa. Confira:

1 - Agachamento

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

Um dos exercícios mais básicos, completos e eficientes que existem. Trabalha, predominantemente, a região frontal das coxas, mas também fortalece a lombar, o equilíbrio e aumenta o gasto calórico. Gabriele recomenda que, para a realização do exercício, a pessoa abra as pernas e afaste os pés paralelos à linha dos ombros. Depois disso, basta dobrar os joelhos, com a coluna reta e os glúteos para trás. O ideal é realizar três séries de 12 repetições.

2 - Elevação de quadril

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

Esse já é um exercício mais focado para a região dos glúteos e da lombar. Ideal também para quem busca fortalecer e definir o bumbum. Para realizá-lo, basta ter um colchonete ou um local confortável e estável para se deitar. A profissional recomenda a flexão de joelhos, com os calcanhares apoiados no chão. Deixe os pés levemente afastados e alinhados com o quadril. Eleve o abdômen e permaneça na posição por cinco segundos, sempre contraindo o glúteo. Faça três séries de 15 a 20 repetições.

3 - Prancha abdominal

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

Mais uma atividade simples, que pode ser realizada em casa. O exercício trabalha, principalmente, a região abdominal. Porém, como exige concentração e equilíbrio, também consegue atingir outras musculaturas e promover um bom gasto calórico. Para fazer a prancha é necessário deitar-se de barriga para baixo. Gabriele recomenda que os antebraços fiquem no chão, alinhados com os ombros. Levante o quadril, contraia o abdômen e permaneça na posição o máximo que puder.

Importante: vale lembrar que um profissional de educação física sempre deve ser consultado antes da realização de novas atividades. Fora isso, também é necessário ter atenção com alguns aspectos. "Cuidado com a postura, respiração e ritmo do movimento. Ao sinal de qualquer dor na coluna ou algum desconforto, pare imediatamente o movimento", recomenda Gabriele.

Fontes: SportLife e Alto Astral

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade