PUBLICIDADE

Aderência às dietas saudáveis relacionado à menor risco de câncer

1 ago 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Uma dieta que estimula a alimentação saudável e a atividade física e desestimula o consumo de álcool foi associada a um risco global reduzido de câncer, bem como a riscos menores de câncer de mama, próstata e colorretal. O Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer / Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (WCRF / AICR) estimou que, nos países desenvolvidos, cerca de 35% dos cânceres de mama e 45% dos cânceres colorretais poderiam ser evitados por uma melhor adesão às recomendações nutricionais. É, portanto, muito importante investigar o papel da nutrição na prevenção do câncer. A fim de incentivar a alimentação saudável, muitas organizações emitiram recomendações dietéticas, e este estudo avaliou três recomendações nutricionais previamente validadas: o escore WCRF / AICR; o índice de alimentação saudável alternativa; e o escore das diretrizes do Programa Francês de Nutrição e Saúde, mais um índice relativamente novo, o escore MEDI-LITE, que mede a adesão a uma dieta mediterrânea. Os pesquisadores descobriram que todas as dietas estavam associadas a algum risco reduzido, mas as recomendações da WCRF / AICR, desenvolvidas especificamente com a prevenção do câncer em mente, tiveram a mais forte associação com risco reduzido.

O estudo mostrou que um aumento de um ponto no escore WCRF / AICR foi associado a uma redução de 12% no risco geral de câncer; uma diminuição de 14% no risco de câncer de mama e uma redução de 12% no risco de câncer de próstata. A adesão às outras dietas também foi associada à redução do risco de câncer, mas o índice WCRF / AICR demonstrou maior força estatística e melhor desempenho preditivo, disseram Srour e Touvier. Por essa razão, e porque as outras três dietas não foram projetadas especificamente para a prevenção do câncer, os pesquisadores conduziram uma análise mais aprofundada sobre os escores da WCRF / AICR, excluindo certos componentes para avaliar a importância relativa de cada um. Os pesquisadores concluíram que a "contribuição sinérgica" de uma dieta saudável era mais significativa do que qualquer recomendação dietética única. Por exemplo, antioxidantes de frutas e vegetais podem contribuir para neutralizar parte do dano oxidativo ao DNA causado pela carne vermelha e pela carne processada, e o exercício pode reduzir a pressão sanguínea, neutralizando em parte os efeitos dos alimentos ricos em sódio. Isso enfatiza o papel de um estilo de vida saudável em geral - nutrição, atividade física e evitação do álcool - na prevenção do câncer.

Referência

https://www.sciencedaily.com/releases/2018/07/180726162730.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+sciencedaily%2Fhealth_medicine%2Fnutrition+%28Nutrition+News+--+ScienceDaily%29

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade