0

Açúcar causa diabetes: fato e ficção

5 out 2018
07h14
  • separator
  • comentários

Uma vez que a diabetes é uma doença caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, muitas pessoas se perguntam se comer açúcar pode causar diabetes. Embora seja verdade que comer grandes quantidades de açúcar pode aumentar o risco de diabetes, a ingestão de açúcar é apenas uma peça do quebra-cabeça. Muitos outros fatores - incluindo dieta geral, estilo de vida e genética - também afetam seu risco. Diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes. Ocorre quando o organismo deixa de produzir insulina suficiente ou quando as células se tornam resistentes à insulina produzida, levando a níveis de açúcar no sangue cronicamente elevados. A glicose do açúcar é usada principalmente pelo seu corpo para obter energia, enquanto a frutose é levada ao fígado para conversão em glicose ou gordura. Alta ingestão de frutose tem sido associada a triglicerídeos elevados, fígado gorduroso e gota.

Açúcares adicionados, especialmente a partir de bebidas açucaradas, estão fortemente ligados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Isto é provavelmente devido ao efeito direto do açúcar no fígado, assim como seu efeito indireto de aumentar o peso corporal. Enquanto os açúcares adicionados estão fortemente ligados ao desenvolvimento da diabetes, os açúcares naturais encontrados em frutas e vegetais inteiros não têm o mesmo efeito. Embora alimentos e bebidas com adoçantes artificiais não contenham açúcar e menos calorias que as alternativas açucaradas, eles ainda estão ligados ao desenvolvimento do diabetes. Mais pesquisas são necessárias para entender o porquê.

Embora o consumo de açúcar possa influenciar o risco de diabetes, está longe de ser o único fator contribuinte. Outras dietas, estilo de vida e fatores genéticos também desempenham um papel. Comer menos açúcares adicionados pode reduzir o risco de diabetes, assim como uma dieta rica em frutas, vegetais e café com consumo moderado de álcool.

Referência

 

Li, M. et al. Fruit and vegetable intake and risk of type 2 diabetes mellitus: meta-analysis of prospective cohort studies. BMJ Open . 2014; 4(11): e005497.

Nettleton, J. A. ET al.  Diet Soda Intake and Risk of Incident Metabolic Syndrome and Type 2 Diabetes in the Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA) *. Diabetes Care . 2009 Apr; 32(4): 688â??694.

Wang, M. et al. Association between sugar-sweetened beverages and type 2 diabetes: A meta-analysis. J Diabetes Investig . 2015 May; 6(3): 360â??366.

 

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade