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5 dicas para alongar o corpo durante o trabalho

Especialistas ensinam exercícios para movimentar o corpo e evitar dores no fim do dia

4 ago 2022 - 12h25
(atualizado às 16h37)
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É muito comum sentir cansaço e dores no fim do dia. Esses sintomas, normalmente, são resultado de má postura durante o trabalho. Para quem fica muito tempo sentado, mexendo com o computador, é muito importante se levantar de vez em quando, espreguiçar para "acordar" o corpo que ficou muito tempo na mesma posição, aconselha o fisioterapeuta Fernando de Mello. 

O alongamento pode ajudar a combater dores (Imagem: Shutterstock)
O alongamento pode ajudar a combater dores (Imagem: Shutterstock)
Foto: Portal EdiCase

Coloque o corpo em movimento  

De acordo com Benjamin Apter, médico especialista em medicina esportiva e coordenador da rede de franquias da academia B-Active, para não deixar o corpo parado em uma mesma posição o dia todo, também vale levantar-se para buscar um copo de água, dar uma circulada, subir um lance de escada para se movimentar um pouco e depois voltar ao trabalho. 

Alongamentos para fazer no trabalho  

Alguns exercícios simples de alongamento também podem ajudar a combater essas dores decorrentes da má postura e do esforço do dia a dia. Com o objetivo de ajudar a relaxar um pouco e tirar o estresse do corpo, a personal trainer Kelli Tatiane elaborou uma série de exercícios que podem ser feitos rapidamente no ambiente de trabalho. Confira!  

1. Atrás da cadeira, apoie as mãos no encosto, incline o tronco à frente e solte a cabeça entre os braços, trabalhando a inspiração e a expiração. Segure nesta posição por 10 segundos, descanse e repita por mais duas vezes. 

2. No canto de uma parede, apoie as mãos na altura do ombro e, com os braços levemente flexionados, tente soltar o peso do corpo sobre os braços. Mantendo os calcanhares no chão, trabalhe a inspiração e a expiração. Mantenha-se na posição por 10 segundos. Repita mais duas vezes. 

Alguns sintomas são resultado da má postura
Alguns sintomas são resultado da má postura
Foto: Shutterstock / Portal EdiCase

3. Em pé, inspire fundo elevando os ombros para cima e rotacionando para trás, trabalhando a respiração durante o movimento. Realize esse movimento por mais duas vezes na velocidade da respiração, para frente e, depois, repita o movimento rotacionando o ombro para trás por mais 3 vezes. 

4. Em pé, apoie o queixo no peito e devagarzinho gire a cabeça lentamente para o lado direito, tentando apoiar o queixo no ombro. Girando a cabeça, olhe para cima lentamente, gire para a esquerda e tente apoiar o queixo no ombro, volte para o peito. Repita o movimento mais duas vezes, iniciando pelo lado direito, e repetindo por mais 3 vezes iniciando pelo lado esquerdo. 

Portal EdiCase
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