PUBLICIDADE

Musculação na adolescência: prós e contras da prática

Com indicação médica e supervisão de um profissional de educação física é possível ter bons resultados sem influenciar de maneira negativa no desenvolvimento

1 mar 2023 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

O verão é a época chave para muitas pessoas que buscam criar o hábito de musculação, até mesmo para adolescentes. No entanto, é preciso lembrar que eles ainda estão em desenvolvimento e que é necessário acompanhamento e supervisão adequados para garantir uma atividade segura e evitar lesões.

Musculação na adolescência: prós e contras da prática
Musculação na adolescência: prós e contras da prática
Foto: Freepik / Viva Saúde

Antes de iniciar uma rotina de musculação, é ideal que o adolescente tenha uma avaliação médica para garantir que esteja apto para o exercício. Além disso, é relevante escolher atividades apropriadas para a idade e o nível de desenvolvimento ósseo e muscular. É importante ajustar a intensidade e a quantidade de peso de acordo com a capacidade, e sempre supervisionar o progresso para garantir que está se desenvolvendo de forma segura e saudável.

Para Zair Cândido de Oliveira Netto, coordenador acadêmico do curso de Educação Física da Universidade Positivo (UP) e responsável técnico da UPX Sports, o fortalecimento muscular aliado à prática esportiva é indicado para faixa etária até 17 anos.

"Quando a fase adulta chegar, ele estará com uma musculatura muito mais apta e sucessiva para trabalho de força e com rendimento muito maior, não correndo risco de lesões graves", explica.

Para Larissa Milanelo Ciconelo, mãe do Enzo, de 17 anos, diagnosticado com diabetes tipo 1 aos quatro anos, a atividade física foi uma indicação médica, para ajudar no controle dos níveis de glicose.

"Ele passou por vários esportes, mas em 2020, aos 14 anos, começou a fazer musculação na academia com orientação de um profissional de educação física. Desde então, faça chuva ou faça sol ele está lá", afirma. "O resultado de tudo isso é que os exames dele começaram a ficar cada vez melhores e ele nunca teve as taxas tão boas desde que foi diagnosticado com diabetes", comemora a mãe.

Vantagens e desvantagens da musculação para o adolescente

A musculação pode ser uma atividade benéfica para os adolescentes, mas também há algumas possíveis desvantagens a considerar. O coordenador traz alguns prós e contras da musculação durante a adolescência:

Prós:

Fortalecimento do corpo: a musculação pode ajudar a aumentar a força e a massa muscular dos adolescentes, o que pode melhorar a postura, equilíbrio e capacidade de realizar atividades físicas.

Melhora da saúde óssea: pode ajudar a aumentar a densidade óssea, o que é importante durante a adolescência, quando o corpo está se desenvolvendo rapidamente.

Autoestima: pode auxiliar os adolescentes a se sentirem mais confiantes em sua aparência física e em suas habilidades, tendendo a melhorar a autoestima.

Redução do estresse: a musculação também pode ser uma ótima maneira de ajudar os adolescentes a lidar com o estresse e a ansiedade, liberando endorfinas que podem melhorar o humor e bem-estar geral.

Contras

Lesões: se não houver supervisão adequada ou se os adolescentes usarem pesos excessivos, a musculação pode aumentar o risco de danos como lesões nas costas, joelhos e cotovelos.

Obsessão por aparência: alguns adolescentes podem se tornar obcecados por sua aparência física e a musculação acaba se tornando uma obsessão, levando a uma preocupação exagerada com a dieta e o corpo.

Falta de equilíbrio: Se os adolescentes se concentrarem exclusivamente na musculação e não incluírem outras atividades físicas na rotina, isso pode levar a um desequilíbrio no desenvolvimento físico e aumentar a possibilidade de lesões.

"Em geral, a musculação pode ser uma atividade benéfica para os adolescentes, desde que bem supervisionada. Mas é importante incentivá-los a adotar uma abordagem equilibrada e incluir outras modalidades esportivas em sua rotina", finaliza o especialista.

Viva Saúde
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade