PUBLICIDADE

Gravidez tardia é tendência irreversível, diz especialista

Quase 50% dos partos no Reino Unido atualmente são de mulheres com mais de 30 anos

28 abr 2014 - 20h13
(atualizado às 20h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Números mostram que o  número de bebês nascidos de mães com mais de 40, e até mesmo com mais de 50, tem crescido rapidamente</p>
Números mostram que o número de bebês nascidos de mães com mais de 40, e até mesmo com mais de 50, tem crescido rapidamente
Foto: Getty Images

Ao longo das décadas, a idade em que as mulheres consideram ideais para começar uma família tem aumentado de forma constante. E, segundo o médico britânico David Richmond, presidente do Royal College of Obstetrics and Gynaecologists, esta tendência veio para ficar. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Ele acrescenta que não tem adiantado a tentativa de persuadir as pacientes a engravidar mais cedo. “Eu acredito que [a tendência] é irreversível por conta da igualdade social, profissional e financeira que vivemos. Se colocássemos um homem nesta situação, ele faria exatemente o mesmo. Eu respeito totalmente essa posição”, ressaltou.

A idade média em que as britânicas têm engravidado vem aumentando e, atualmente, atingiu os 29,8 anos. Quase 50% dos partos no Reino Unido agora são de mulheres com mais de 30 anos. Além disso, os números mostram que a quantidade de bebês nascidos de mães com mais de 40 anos, e até mesmo com mais de 50, tem crescido rapidamente.Em 2008, 69 crianças nasceram de mulheres com mais de 50 anos, enquanto em 2012, foram 154.

O especialista acredita que este comportamento tem a ver com o fato de muitas mulheres preferirem, antes de se tornarem mães, se sentir seguras com seus trabalhos e com a vida financeira. No entanto, ele afirma que a maioria conhece os riscos da maternidade tardia. Ele também lembra do custo adicional desta decisão: Richmond diz que mães com mais de 40 anos costumam custar mais caro ao sistema de saúde.

O quadro preocupa médicos, já que a gravidez tardia aumenta o risco de abortos espontâneos e também, muitas vezes, resultam em partos complicados. As mulheres que demoram para se tornar mães também estão mais predispostas a problemas de fertilidade e seus filhos têm mais propensão a defeitos de nascença e deficiências.   

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://mulher.terra.com.br/noivas/qual-seu-estilo-de-casamento/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://mulher.terra.com.br/noivas/qual-seu-estilo-de-casamento/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade