PUBLICIDADE

Estudo: mães que querem ser perfeitas são mais depressivas

As mães que se preocupam com a opinião dos outros em relação a este papel tendem a ter mais problemas de saúde mental

11 jun 2014 18h43
ver comentários
Publicidade
Foto: Getty Images

Mães preocupadas demais em serem perfeitas têm mais chances de terem depressão, diz um estudo da Universidade de Michigan. As mulheres que se sentem pressionadas a acabarem o quanto antes com o choro do bebê, que controlam excessivamente o comportamento dos filhos em público e que se preocupam que os outros notem o quanto ela é boa mãe se colocam em situações de muito estresse e acabam ficando mais suscetíveis a problemas de saúde mental.

Segundo o site inglês Daily Mail, se preocupar demais com estas questões faz com que a mulher nunca peça ajuda em relação à educação dos filhos. "As crianças supostamente devem ser perfeitas e se comportarem bem, mas se isso não acontece, a mãe acha que as pessoas percebem o quanto ela falhou neste papel", explica o responsável pelo estudo, Dr. Thomason.

Os estudiosos pediram para 113 mulheres responderem a um questionário sobre o nível de competência que elas achavam ter como mãe e depressão. Entre as perguntas estavam questões como: "devo ser a responsável em fazer tudo para o meu bebê", "as outras mulheres têm menos dificuldades em serem mães do que eu" e "me sinto culpada em colocar minhas necessidades à frente das do meu filho".

O resultado mostrou então que as mães que se preocupavam demais com a opinião e julgamento das pessoas sobre seus papéis tinham grandes chances de serem mais depressivas. Já aquelas que percebem que ser pai não é estar em uma disputa tendem a pedir mais ajuda. "O filho ser mal -comportado não é culpa da mãe, é preciso desenvolver estratégias na educação e entender que eles podem ser desafiadores", afima o especialista.

Um recente estudo australino concluiu que uma em cada três mães tem mais sinais de depressão quando os filhos completam quatro anos do que no ano que dão à luz.

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade