3 eventos ao vivo

Em noites de forte calor, dicas facilitam o sono tranquilo

4 mar 2014
07h11
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Desde o início do verão, o forte calor tem alcançado as madrugadas e impactado diretamente na qualidade do sono. Como isso, o rendimento nas atividades do dia a dia e o bom humor são logo comprometidos, pois uma noite mal dormida facilita a ação do hormônio do estresse, a produção de substâncias inflamatórias e o enfraquecimento dos músculos, da memória e do sistema imunológico. Por isso, vale a pena apostar em algumas dicas que facilitam o relaxamento durante as noites quentes. 

A primeira está relacionada à redução da temperatura ambiente. “A maneira mais apropriada de deixar o quarto em uma temperatura boa para dormir é ligar o ar-condicionado bem forte pelo período de 30 minutos antes de deitar e só desligá-lo ao acordar”, informa Fábio Gabas, clínico geral do Lavoisier Medicina Diagnóstica. 

Quem não conta com o equipamento pode deixar o ventilador ligado na máxima potência, com a frente voltada para a parede para que o vento frio não seja levado diretamente à face e cause resfriado. Ainda no quarto, mantenha-o escuro e minimize a entrada de sons externos para alcançar o “sono de bebê”.

Apesar de o calor favorecer o consumo de bebidas geladas, é importante passar longe daquelas que tenham cafeína, como chá e café, depois das 17 horas, pois estimulam o organismo. Também evite o consumo de doses alcóolicas - até mesmo a cerveja - pouco antes de cair na cama, porque embora tenham efeito calmante em curto prazo, elas promovem o despertar no meio da noite e dificultam o reinício do sono.

Fatores relacionados
Paralelamente ao calorão, outras circunstâncias podem fazer muita gente rolar de um lado para o outro da cama.  Assim, indica-se não executar atividades que aceleram a mente, como assistir filmes ou noticiários violentos e também ouvir músicas agitadas. Para os mais ansiosos, vale cobrir o relógio com a finalidade de evitar pressa com o avanço das horas. 

Veja também:

Tender recheado de Natal
Fonte: Agência Hélice
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade