1 evento ao vivo

Síndrome em gatos causa convulsão provocada por barulho

Problema costuma afetar gatos com, em média, 15 anos, mas há casos que começam aos 10

28 abr 2015
13h20
  • separator
  • comentários

Gatos mais velhos podem sofrer convulsões ao ouvir barulhos agudos e metálicos, como os de chaves chacoalhando, colher de metal tocando um prato e até mesmo das teclas do computador. A condição rara acaba de ser descoberta por veterinários britânicos e recebeu o apelido de “síndrome de Tom e Jerry”, como referência aos movimentos bruscos do gato Tom ao ouvir ruídos do rato Jerry. Os dados são do jornal Daily Mail.

Foto: iStock

O problema foi identificado pelo International Cat Care, após muitas queixas. Então, três veterinários britânicos compilaram evidências de que a “síndrome de Tom e Jerry”, cujo nome científico é Crise Reflexa Audiogênica de Felinos, realmente existe e que há um medicamento que pode tratar eficazmente o problema. As conclusões foram publicadas no Journal of Feline Medicine and Surgery.

A partir de relatos de 96 donos de gatos, descobriram que as convulsões, das mais leves às mais longas, deixando até o animal inconsciente por algum tempo, podem realmente ser ocasionadas pelos ruídos. O problema costuma aparecer, em média, aos 15 anos, mas, em alguns casos, começam aos 10. 

A equipe descobriu que o levetiracetam, um medicamento para epilepsia, mostrou-se eficaz no tratamento. “A nossa experiência é que ele pode livrar completamente um gato desses ataques induzidos por som”, disse o pesquisador-chefe Mark Lowrie, do Davies Veterinary Specialists. 

Grau de inteligência dos cães Grau de inteligência dos cães

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • comentários
publicidade