1 evento ao vivo

Sim, você consegue: veja 10 resoluções saudáveis para 2015

Perder peso, manter contato com amigos e parar de fumar estão na lista publicada pelo site Health

6 jan 2015
14h01
atualizado às 14h42
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

“Ano-Novo, vida nova”. Sim, é possível tornar essas palavras reais. Basta focar em resoluções saudáveis e realistas para 2015. Em vez de pensar em ganhar na loteria e ficar rico, por que não economizar por meio de mudanças positivas no estilo de vida? Quer perder peso? Nada de estipular muitos quilos em pouco tempo com dietas “milagrosas”, mas apostar em alimentação balanceada com acompanhamento de um profissional. Confira 10 itens fundamentais, listados pelo site Health:

Perder peso

Eliminar quilinhos extras é uma das resoluções de Ano-Novo mais comuns. É também uma das mais difíceis de manter, porque as pessoas esperam resultados rápidos e, quando não os obtêm, desistem. “Você quer os resultados para ontem e o modo de desespero entra em ação”, disse Pam Peeke, autora do livro Body for Life  for Women (em tradução livre, Corpo para Vida para Mulher) .

Portanto, tome cuidado com as dietas “milagrosas”, que prometem resultados rápidos por meio de muita restrição. A especialista recomenda montar um diário alimentar para manter o controle do que come e seguir uma dieta equilibrada com a ajuda de algum profissional e programa de apoio. “Depois de quatro a seis semanas, as pessoas começam a criar desculpas para parar com a meta. É por isso que é importante ter o acompanhamento regular de alguém para que consiga passar pelos momentos difíceis”, explicou.

Manter contato

Sente que os velhos amigos e a família caíram no esquecimento? É bom para a sua saúde se reconectar com eles. Segundo estudo de 2010 divulgado na publicação PLoS Medicine,  a falta de vínculos sociais pode prejudicar a sua saúde tanto quanto o abuso de álcool e tabagismo, e ainda mais do que a obesidade e falta de exercício. Use as redes sociais para organizar encontros presenciais.

Parar de fumar

 

Já falhou várias vezes e tem medo de tentar de novo? Então, converse com qualquer ex-fumante, e vai perceber que várias tentativas são muitas vezes o caminho para o sucesso. Experimente diferentes métodos para descobrir o que funciona com você. “É um dos hábitos mais difíceis de parar. Mas sempre digo às pessoas para pensar em quanto dinheiro vão economizar”, disse Merle Myerson, diretora do Programa de Prevenção de Doenças Cardiovasculares dos Hospitais St. Luke’s e Roosevelt, nos Estados Unidos. Isso sem falar nos inúmeros benefícios para a saúde, é claro.

Economizar dinheiro

É possível guardar dinheiro fazendo mudanças saudáveis no estilo de vida. Que tal ir ao trabalho de bicicleta ou caminhando? Se for muito longe, use o transporte público e termine o percurso a pé. Está sem dinheiro para gastar com a academia? Faça exercícios em casa. Quando for ao mercado, faça uma lista com o necessário e saudável e se atenha a ela. Compras sem rumo podem levar a más escolhas para a dieta e a sua carteira.

Eliminar o estresse

Um pouco de pressão de vez em quando não vai matar ninguém. Na verdade, ataques curtos de estresse dão um impulso na energia. Mas, se o estresse é crônico, pode aumentar o risco ou agravar insônia, depressão, obesidade, doenças cardíacas e muito mais.

“O estresse é uma parte inevitável da vida. Relaxamento, sono, socializar e tirar férias são todas as coisas que nós nos dizemos que merecemos, mas não nos permitimos ter”, disse Roberta Lee, especialista em medicina integrativa no Beth Israel Medical Center, nos Estados Unidos, e autora do livro The Super Stress Solution  (em tradução livre, A Solução do Superestresse ).

Ser voluntário

As pessoas tendem a pensar que a própria felicidade depende de melhorar elas mesmas, mas ela também aumenta quando ajudam os outros, disse Peter Kanaris, coordenador de educação pública para a Associação de Psicologia do Estado de Nova York, nos Estados Unidos. E a felicidade é obviamente boa para a saúde. Um estudo de 2010 descobriu que pessoas com emoções positivas eram cerca de 20% menos propensas a ter um ataque cardíaco ou desenvolver doenças cardíacas. Outros estudos sugerem que as emoções positivas podem elevar a resistência.

Voltar a estudar

Não importa quantos anos você tem, voltar para a sala de aula pode ajudar a renovar a sua carreira, fazer novos amigos e até mesmo aumentar a sua capacidade intelectual. Um estudo de 2007 descobriu que adultos de meia-idade que tinham ido para a escola recentemente tinham memória e habilidades verbais mais fortes. Além disso, várias pesquisas têm relacionado maior nível de escolaridade com a diminuição do risco de Alzheimer.

Diminuir o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool é um problema, porque afeta neurotransmissores do cérebro e pode aumentar o risco de depressão, perda de memória e convulsões. O consumo crônico pesado também contribui com maiores chances de doenças hepáticas e cardíacas, hipertensão, acidente vascular cerebral e deterioração mental, além de câncer de boca, garganta, fígado e mama. Moderação é a palavra-chave.

Dormir mais

É evidente que uma boa noite de sono pode fazer maravilhas para o seu humor e aparência. Mas dormir bem é mais benéfico para sua saúde do que imagina. A falta de descanso adequado tem sido associada a um maior risco de obesidade e diabetes do tipo 2. Portanto, relaxe e aproveite o sono. Você merece!

Viajar

 

“Viajar faz você se sentir rejuvenescido e reabastecido”, disse Kanaris. “Você fica fora de sua paisagem típica e os efeitos são revitalizantes. É uma outra forma de descoberta e aprendizado, e é ótimo para o corpo e a alma.” Economize ao longo do ano e planeje uma viagem para as férias.

Erros na dieta Erros na dieta

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade