3 eventos ao vivo

Saiba quais são as principais causas de alergia nos cães

Conheça alguns dos principais motivos desencadeadores de alergias e fique de olho no seu cãozinho para evitar esse tipo de problema

10 jul 2014
09h39
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Foto: Laures / Getty Images

Assim como no mundo dos humanos, as alergias podem aparecer em função de uma série de motivos diferentes na vida dos cachorros, e é preciso que os donos de pets fiquem de olho para identificar os principais sintomas em seus bichinhos de estimação. Esse tipo de problema pode evoluir bastante se não tratado, provocando consequências mais sérias e complicadas para a saúde do cachorrinho.

A irritação na pele e as coceiras constantes são, sem dúvida, os principais sintomas das alergias, que podem ser incentivadas pela presença de agentes como fungos, carrapatos, pulgas e piolhos, por exemplo. No entanto, um grande grupo de fatores sem relação alguma com esses agentes também podem ser responsáveis pelo desencadeamento de crises de alergia em animais.

Produtos de limpeza, fumaça de cigarro, ambientes com mofo e até a alimentação do cão (principalmente, se tiver origem animal) também são fatores que podem provocar alergias nos cachorros. A queda de pelos, a vermelhidão da pele e o hábito de morder ou lamber demais uma área específica do corpo também estão entre os principais sinais de que uma alergia pode ter se instalado no corpo do seu pet.

Embora o surgimento das alergias seja mais comum em função da ação de agentes diversos – como os já descritos –, também há animais que desenvolvem esse tipo de problema por causa de fatores atópicos ou genéticos. Cães de raças como Boxer, Beagle, Lhasa Apso, Shih Tzu, Dálmata, Schnauzer, Pug, Golden Retriever, Pastor Alemão, Bulldog e Shar Pei, entre outros, podem ser incluídos neste grupo específico e contam com uma predisposição maior para o desenvolvimento de alergias ao longo da vida.

Podendo causar, além de muito incômodo, problemas sérios para o bem-estar dos cães, as alergias devem ser tratadas o mais rapidamente possível quando identificadas. A melhor pedida para evitar que esse tipo de complicação tenha grandes impactos na vida do seu pet é levá-lo para uma consulta com um médico veterinário, já que somente ele terá a capacidade e as ferramentas necessárias para fazer um diagnóstico concreto sobre a alergia e indicar o melhor tratamento para o problema.

Clique no link e conheça diferentes estabelecimentos com profissionais veterinários que podem ajudar o seu pet canino no caso de doenças e alergias.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

 

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Cachorro Gato
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade