PUBLICIDADE

Saiba escolher o modelo ideal de arranhador para o seu gato

Saiba como este brinquedo pode ser divertido e útil para a vida e o bom comportamento do seu bichano

2 jun 2014 - 10h49
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Quem tem um pet felino em casa sabe o quanto um arranhador pode ser útil – dando um espaço especial para que o gatinho possa brincar com suas garras sem que o sofá, as cortinas ou outros móveis da casa sejam destruídos no caminho. Mas nem só para proteger os móveis da casa servem os arranhadores, já que, além de ser uma forma de diversão para os felinos, estes acessórios são, também, necessários para a sua higiene e bem-estar.

Limpos por natureza, os gatos também têm o costume de arranhar constantemente como parte dos seus instintos; sendo que este ato também o ajuda a manter a higiene, retirando as sujeiras acumuladas sob as unhas.

Tidas como principal ferramenta de proteção e ataque dos gatos, as unhas felinas nunca param de crescer e, com o tempo, uma espécie de película se forma em torno delas incomodando bastante o bichano e, consequentemente, fazendo com que ele busque locais onde possa arranhar e se livrar desta capa indesejada.

Além de ajudar o bichano a ficar mais limpo e livre das películas que lhe atrapalham, este ato também pode ser considerado relacionado à marcação de território dos felinos. As arranhadas liberam o cheiro de sua pele enquanto deixam a marcas do animal no local, determinando um espaço no qual aquele felino possui domínio.

Seja para se divertir, seja limpar ou marcar presença, os gatos necessitam de locais onde possam descarregar suas garras e, para isso, os arranhadores são os acessórios mais indicados – devendo ser escolhidos com critério para que tanto o animal quanto o seu dono possam desfrutar dos seus benefícios.

Disponíveis em diferentes modelos e materiais (como corda, carpete e madeira, entre outros), o acessório escolhido para o seu pet felino deve ser o que fizer com que ele se divirta mais e que conte com bases firmes (ou possam ser fixados em algum local), já que os bichanos gostam desse tipo de característica.

Antes de adquirir o brinquedo também é importante observar de que forma o animal costuma executar a ação – já que há os que prefiram arranhadas na horizontal, na vertical e até em locais mais altos. Sua escolha deve ser baseada nas preferências do gato, facilitando a sua adaptação e apego pelo acessório.

Embora alguns gatinhos possam ter problemas em trocar as arranhadas no seu móvel favorito pelas no arranhador, uma tática quase infalível é a de passar um pouco de catnip (erva do gato) no acessório, chamando a atenção do pet e garantindo a sua atração pelo novo brinquedo.

Clique no link e saiba onde encontrar acessórios para pets felinos.

Matéria validada pelo Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade