PUBLICIDADE

Obesidade felina pode levar à morte; saiba evitar

Saiba de que forma a obesidade em gatos pode abrir a porta para mais uma série de complicações na vida do felino

26 mai 2014 - 09h40
(atualizado às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Preocupados com o bem-estar de seus animaizinhos de estimação, muitos donos de pets podem acabar provocando o aumento exagerado de peso de seus amiguinhos por darem comida demais ao animal, facilitando a instalação de um quadro de obesidade felina. E, embora gatos gordinhos possam ser muito fofos de se ver, esse grande sobrepeso pode ser responsável por uma série de problemas e doenças graves na vida do bichano, que podem até mesmo levá-los à morte.

Domesticados, os gatos dos dias de hoje tendem a praticar cada vez menos atividades físicas (já que ficam dentro de casa na maior parte do tempo), e isso contribui ainda mais para a sua engorda. Isso dá forma ao cenário que pode ser visto atualmente, no qual quase 30% da população felina sofre com o grave e preocupante problema da obesidade.

Além da dificuldade de locomoção em função do excesso de peso que, em gatos saudáveis, varia entre 3 e 5 quilos, dependo da raça, a obesidade felina também pode desencadear problemas sérios, incluindo complicações respiratórias, insuficiência cardíaca, doenças que afetam o fígado e uma grande diminuição da expectativa de vida do animal.

Para contornar esse tipo de problema, diversas medidas simples e práticas podem ser tomadas. No entanto, o mais recomendado é que o bichano seja encaminhado para uma consulta com um profissional veterinário, que poderá indicar uma dieta balanceada e com os nutrientes ideais para que haja uma baixa no peso do animal e a melhora de seu estado de saúde.

Incentivar o animal a praticar exercícios físicos dificultando o seu acesso a brinquedos ou petiscos que ele goste muito também pode ser uma boa ideia para diminuir o seu peso e afastá-lo da obesidade. Mas vale lembrar que, antes de promover qualquer mudança na alimentação do animal, é preciso contar com a orientação de um especialista, já que esse tipo de alteração pode acabar prejudicando o animal quando feita de maneira errada.

Acesse o link e encontre opções de empresas do mundo pet com produtos e alimentos para felinos.

Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade