2 eventos ao vivo

Lavar as mãos faz pessoa se sentir menos culpada, diz estudo

Michelle Achkar

A importância de fazer a higiene das mãos vai além dos benefícios para a saúde. A expressão "lavar as mãos" é usada para dizer que problemas serão deixados de lado e livrar-se das culpas. E, de fato, isso ajuda. Um estudo conduzido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, aponta que o ato tem fortes efeitos psicológicos e pode nos livrar de emoções negativas. As informações são do jornal inglês Daily Mail.

"Lavar as mãos, tomar banho ou apenas imaginar que está fazendo isso ajuda a livrar-se de sentimentos ruins ou até dúvidas sobre decisões importantes", disse o pesquisador da entidade Spike Lee. Ele explica que: "a experiência física de remover resíduos fornece as bases para a limpeza de resíduos mentais."

As informações, publicadas no jornal Current Directions in Psychological Science, também apontam que a ação nem sempre tem efeitos positivos ou pelo menos pode limitar boas experiências. "A limpeza remove as influências de ações recentes que, se tiverem sido positivas, irão pelo ralo também. Portanto, lavar as mãos após uma experiência positiva limita o desfrutar das boas lembranças, deixando as pessoas menos satisfeitas", disse Lee.

Para chegar às conclusões, grupos de voluntários tiveram que pensar em algum ato desagradável que cometeram no passado e os níveis de culpa foram medidos por meio de testes psicológicos. Alguns foram testados em ambientes sujos e outros em lugares limpos, e outros ainda puderam lavar as mãos. Esses últimos demonstraram os menores níveis de culpa e sentimentos negativos e manifestaram menos julgamentos sobre atos imorais de outros.

Lavar as mãos tem efeito psicológico positivo, diz pesquisa
Lavar as mãos tem efeito psicológico positivo, diz pesquisa
Foto: Getty Images
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
publicidade