PUBLICIDADE

Gatos podem ser adestrados? Conheça os principais mitos sobre os pets

Descubra o que é mito e o que é verdade na vida dos bichanos e entenda melhor o mundo dos gatos

6 fev 2014 - 07h52
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Muito é dito sobre o mundo felino, e algumas informações já são tidas como verdade no mundo todo; no entanto, boa parte do que se diz a respeito dos gatos não passa de mito – confundindo a cabeça dos que sentem simpatia pelo animal, mas seguem temerosos por acreditar em diferentes crenças; como a de que os bichanos são traiçoeiros.

Pensando nisso, o CachorroGato elaborou uma lista para desvendar cinco dos maiores mitos sobre gatos, apontando o que é real e o que não passa de crendice. Confira, a seguir, algumas das maiores mentiras e verdades sobre o mundo felino, e mude a sua maneira de pensar em relação aos bichanos (que, ao contrário do que se diz, podem ser muito afetuosos e até protetores).

Gatos não gostam de água

Esta é uma das crendices mais famosas sobre os felinos, mas não é real. Gatos não acostumados podem ter certo receio ao entrar em contato com a água; no entanto, quando expostos a ela desde filhotes, este problema não existe. Para reforçar a porção mito dessa informação, basta citar raças como a Turkish Van – que não só adora água como também é conhecida popularmente como a raça do “gato-nadador”.

Gatos têm sete vidas

A expectativa média de vida de um gato é de 15 anos (e esse número cai para dois anos caso o bichano viva na rua) e, embora possam viver até 20 anos se bem cuidados e protegidos, sua vida é uma só – portanto, não tente confirmas a hipótese das sete vidas com seu bichano. Não vai dar certo!

Gatos pretos dão azar

Esse mito surgiu na Idade Média e segue como real para muitos até hoje – embora também haja países (como Japão e Reino Unido) onde os gatos pretos são um símbolo de sorte.

Gatos não podem ser adestrados

Os gatos são mesmo mais independentes e até “desobedientes” que os cães; entretanto, isso não significa que não tenham a capacidade de aprender e executar comandos. Na Rússia há, inclusive, o famoso Teatro dos Gatos de Moscou, que conta com uma grande quantidade de felinos que podem ser considerados especialistas em acrobacias e truques diversos.

Gatos sempre caem de pé

Se a altura de que o felino cai for maior que um metro, a informação é verdadeira – no entanto, isso não significa que ele não possa se machucar na queda, e isso só seria verdade se os gatos realmente tivessem sete vidas.

Clique no link e saiba tudo sobre a vida e a saúde dos felinos.

Fonte: dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade