1 evento ao vivo

Entenda os benefícios da castração para a saúde dos cães

Saiba por que a castração de cães e cadelas é tão importante nos dias de hoje e de que maneira esse procedimento beneficia os animais

5 ago 2014
08h42
atualizado às 08h42
  • separator
  • comentários

Extremamente benéfico para os animais e considerado o principal meio de controlar a população e o abandono de cães, a castração continua sendo vista com desconfiança por muitos, que ainda acreditam que o procedimento pode ser perigoso. Rápido e bastante simples, no entanto, o processo de castração é muito tranquilo quando realizado por um profissional com experiência, podendo trazer uma série de benefícios que afetam a vida tanto dos bichinhos de estimação como de seus tutores.

Foto: feedough / Getty Images

Siga Terra Estilo no Twitter

No caso dos cachorros machos , a principal função é evitar o aumento da próstata quando mais velhos e evitar tumores nos testículos, e a questão comportamental também se destaca como benefício da castração – sendo que, com o procedimento, os cães passam a ser menos agressivos, deixando de montar nas pessoas e até de fazer xixi no local errado em função da marcação de território (embora esta segunda parte não seja garantida).

Para as cadelas, os benefícios são ainda maiores, já que as chances de que ela desenvolva a piometra (infecção grave do útero) passam a ser nulas. Os riscos do surgimento de tumores ligados ao sistema reprodutor do animal também são diminuídos consideravelmente, aumentando a sua expectativa de vida. O período do cio também é descartado após o procedimento, assim como a possibilidade de gravidez - e isso vale tanto no caso dos machos como no das fêmeas.

Junto com todos os benefícios já descritos, a castração é a melhor forma de evitar crias indesejadas e, com isso, o abandono de animais. Além disso, este procedimento também é indicado para evitar a propagação de doenças congênitas como a displasia coxofemoral – que pode trazer muita dor e problemas para o cão afetado, e costuma se desenvolver com maior frequência em animais caninos de raças de grande porte, como labrador, golden retriever, rottweiler e são bernardo, entre outros.

Conforme citado anteriormente, o procedimento da castração em cães e cadelas é feito de maneira simples e rápida, e o indicado é que seja feito com anestesia inalatória. Cerca de um dia após o processo, o animal já pode retomar à quase todas as suas atividades normais – sem deixar de tomar cuidados específicos como o de investigar a presença de inchaços, evitar que o animal pule ou corra por cerca de dez dias, fazer o uso de um colar elizabethano (cone) ou a roupa cirúrgica e administrar os medicamentos indicados pelo veterinário ao animal.

Acesse o link e encontre profissionais e estabelecimentos veterinários que realizam o procedimento de castração , além de muitos outros.

Matéria validada pelo Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade