0

Entenda como funciona o atendimento emergencial para pets

Saiba que tipo de cuidados e profissionais o atendimento de urgência para cães e gatos necessita

16 mai 2014
10h25
  • separator
  • comentários

Enquanto as clínicas veterinárias têm a capacidade de lidar com uma série de problemas de saúde ligados aos pets, é o atendimento emergencial o que realmente pode fazer a diferença entre a vida e a morte de cães e gatos que sofreram acidentes graves – sendo necessários muitos cuidados específicos para que o animal possa ser tratado da maneira correta e, dessa forma, se recuperar de um trauma ou ocorrência importante.

Foto: Getty Images

Ao contrário das consultas mais comuns de pets com médicos veterinários, no atendimento de urgências de animais não há tempo de sobra para que o animal seja avaliado e para que um tratamento seja iniciado, mostrando o quanto é importante contar com profissionais bem preparados para diagnosticar e tomar providências imediatas em relação aos problemas apresentados pelo cão ou gato atendido.

Além da equipe de médicos veterinário plantonistas atentos (que sempre devem ter liberdade e acessibilidade suficiente para consultar profissionais mais experientes em momentos de urgência), também é essencial contar com o maquinário e os acessórios para emergências totalmente prontos para uso – facilitando o atendimento do animal e, consequentemente, o controle do problema que se retrata no quadro apresentado pelo pet.

Segundo os profissionais especializados nesse tipo de situação, a primeira hora de atendimento em emergências é a mais importante – indicando o tempo em que as providências tomadas com a saúde do pet ganham mais relevância e o período que realmente pode fazer toda a diferença na sua recuperação e saúde - sendo chamada de ‘the golden hour’ por quem atua no segmento (na tradução, ‘a hora de ouro’).

Neste período específico, é preciso contar com todo tipo de equipamento e drogas (prontos para uso) que possam aumentar as chances de tratamento do paciente, sendo indicada a presença constante de, pelo menos, um veterinário especializado e auxiliares bem preparados para atender os animais.

Além disso, outro ponto importante nas emergências com animais é a disponibilidade financeira dos donos dos pets, já que, quanto mais agressivo for o tratamento do cão ou gato neste primeiro momento, mais chances ele terá de ser bem-sucedido – e para que as medidas mais eficientes sejam tomadas, o preço acaba sendo maior.

Contar com laboratórios de emergência e exames de imagem disponíveis também pode ser uma ótima opção para ajudar o atendimento emergencial, tendo a oportunidade de realizar um diagnóstico mais preciso e rápido. Dito isso, confira, a seguir, uma parte dos fatores mais fundamentais para que o atendimento de urgência seja feito em cães e gatos com bons resultados:

- Pelo menos, um veterinário e um profissional bem preparados para o atendimento
- Salas de cirurgia e de atendimento devem estar sempre prontas para o uso
- Equipamentos, maquinários e ferramentas também devem estar sempre à mão
- Drogas muito usadas nesse tipo de emergência (como adrenalina e anestésicos) devem estar devidamente preparadas
- Contar com oxigênio pronto para uso também é fundamental
- Também deve haver profissionais que verifiquem a disponibilidade de todos os materiais importantes para o atendimento emergencial, sendo indicado que se faça um check-up diário destes itens

Atualmente, já existem centros veterinários como clínicas, centros de especialidades e hospitais abertos 24 horas por dia; que contam com profissionais especializados em emergências para atender o animal e tratar as mais diversas ocorrências.

Acesse o link e encontre estabelecimentos de confiança para tratar o seu cão ou gato.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

 

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC por apenas R$ 29,90

Cachorro Gato
  • separator
  • comentários
publicidade