PUBLICIDADE

Conheça o lhasa apso, uma das raças mais queridas no Brasil

Saiba quais são as características que fazem da raça uma das preferidas entre os brasileiros

26 fev 2014 - 18h32
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Tendo uma variedade enorme de opções de escolha entre raças caninas, os brasileiros têm alguns cãezinhos específicos na sua lista de preferidos, e o lhasa apso ocupa posições cada vez mais altas nesse ranking. Bonita, dona de uma vasta pelagem e bastante carinhosa, a raça já é, hoje, uma das mais conhecidas no País – fato ajudado pelo desenhista Maurício de Sousa, que deu ainda mais destaque à este cachorro ao criar o personagem Floquinho (o cão de estimação do Cebolinha, da Turma da Mônica).

Originário de regiões próximas à Malásia, o lhasa apso é um cão de ligações fortes com o Tibete, local onde muitos estudiosos acreditam que a raça surgiu, apesar de não haver fatos concretos que provem isso, tendo sido um animal usado como cão de alerta por monges da região nos tempos antigos em função da sua grande capacidade de percepção e de latir de maneira bem aguda.

O nome da raça é outro fator que conecta a raça ainda mais com a região, já que mistura a capital tibetana Lhasa com a palavra Apso – referente ao nome nativo de Abso Seng Kye, que na tradução significa “Cão-Leão Sentinela que Late” e foi criado em função da proteção que a raça oferecia aos antigos monastérios, com seus alertas.

<p>O personagem Floquinho é inspirado na raça lhasa apso</p>
O personagem Floquinho é inspirado na raça lhasa apso
Foto: Divulgação / Getty Images

Fiel, companheiro e extremamente carinhoso, o lhasa apso é um cão dócil e bastante sociável – capaz de interagir bem com pessoas de todas as idades e, ainda, com outros animais. Inteligente, a raça é a 68ª colocada na lista dos cães mais espertos do mundo, e é facilmente adestrada – especialmente quando esse tipo de ensino é iniciado quando o cão ainda é filhote.

Dono de uma pelagem sedosa e bastante comprida, o cão lhasa apso requer muita atenção com os pelos, que podem propiciar o acúmulo de sujeira e causar problemas de pele, como a dermatite. Escovações diárias e banhos semanais são os cuidados principais a ter com a raça, que tem um nível médio de energia e é uma das mais indicadas para donos de pets que moram em espaços menores, como apartamentos.

Clique no link e conheça outras queridas raças de cães.

Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Publicidade