1 evento ao vivo

Centro de reabilitação pode ser solução para animais obesos

Saiba como os cachorros e gatos com problemas de obesidade podem se beneficiar com os serviços dos centros de reabilitação para pets

20 mai 2014
11h12
atualizado às 11h12
  • separator
  • 0
  • comentários

Cada vez mais preocupados em agradar seus bichinhos de estimação e mantê-los felizes, os donos de pets podem prejudicar muito a saúde de seus queridos amigos pelo excesso de cuidados – e o quesito alimentação é, hoje, um dos que mais provoca esse tipo de erro. Temendo que o animal passe fome, muitos proprietários acabam alimentando seus pets além da conta, facilitando o surgimento de quadros de obesidade.

Foto: Getty Images

Ainda pouco conhecidos no Brasil, os centros de reabilitação de animais começam a ganhar espaço entre as variadas especialidades da medicina veterinária presentes no País, auxiliando proprietários de bichos de estimação no combate à obesidade e no tratamento fisioterapêutico de pets com problemas de mobilidade – tanto em casos de períodos pós-cirúrgicos como em alterações diversas.

Tendo as esteiras aquáticas como uma das principais ferramentas para solucionar este tipo de problema, o mundo da fisioterapia animal ganha cada vez mais adeptos, e seus resultados justificam esse crescimento – já que, por meio desse tipo de tratamento, é possível acelerar o processo de recuperação de um animal em até 60%.

Embora quem ouça falar em fisioterapia para animais possa, em um primeiro momento, pensar apenas nos tradicionais exercícios que ajudam os animais a se recuperar de lesões ou fraturas mais graves, esse tipo de terapia vem se apresentando como uma das mais eficientes técnicas de auxílio para livrar pets como cães e gatos dos problemas da obesidade, se estabelecendo no mercado como um método de tratamento preciso, livre de impactos e consideravelmente rápido.

Enquanto as piscinas usadas para a realização de terapias perdem cada vez mais espaço para as esteiras aquáticas (principalmente por causa do seu alto preço de manutenção), as técnicas do segmento se mostram cada vez mais inovadoras. Elas oferecem a oportunidade de uma vida com mais qualidade e bem-estar para animais com problemas de mobilidade em função das mais variadas motivações, incluindo idade avançada, excesso de peso e diversas disfunções físicas.

Promovendo a prática de exercícios sem impacto para os animais com complicações físicas, a fisioterapia para pets é capaz de modificar completamente o quadro de um animal obeso em um tempo bastante reduzido, quando comparado a outros métodos, combinando uma dieta balanceada com atividades que tanto ajudam o pet a perder o peso excedente como a aumentar a sua mobilidade.

Acesse o link e saiba onde encontrar opções de centros de reabilitação para pets.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

 

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC por apenas R$ 29,90

Cachorro Gato
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade