2 eventos ao vivo

Cães são capazes de sentir e expressar ciúme, diz pesquisa

Experimento com 36 cachorros mostrou que os animais se sentem ameaçados quando são 'trocados' por outros animais

24 jul 2014
20h21
atualizado às 20h22
  • separator
  • comentários

O cachorro é considerado o melhor amigo do homem por sua fidelidade e dedicação. Por isso, não é de se surpreender que também seja capaz de sentir ciúme quando não recebe a mesma devoção de seus donos. A informaçõe vem de um estudo que mostra que os cães, assim como os humanos, podem ser ciumentos e, quando avistam um "potencial rival", mordem, pulam, latem e empurram. 

<p>&nbsp;</p><p>&nbsp;</p>
  
Foto: Getty Images

Siga Terra Estilo no Twitter

Quem convive com cachorros talvez não ache que esta é uma informação surpreendente, no entanto, os cientistas argumentam que a complexidade por trás do ciúme torna a emoção praticamente exclusiva dos humanos. Para chegar à conclusão, especialistas da University of California filmaram 36 cães em suas casas, enquanto eram ignorados por seus donos em função de um cachorro de pelúcia ou um  livro.

Quando os humanos interagiam com o animal de brinquedo, que latia, choramingava e abanava o rabo, os cães se mostravam duas vezes mais propensos a empurrar ou tocar o dono enquanto acaraciavam ou conversavam com a pelúcia do que quando estavam lendo o livro.

Pouco menos de um terço dos cães tentou ficar entre o dono e o animal de pelúcia e um quarto atacou o “outro cachorro”. Isso mostra que os cães não estavam simplesmente reagindo à perda de atenção e afeto, mas estavam também preocupados com o fato de como esta atenção havia sido transferida para outro cão. A professora Christine Harris, envolvida na pesquisa, afirmou que o estudo mostra que “o ciúme não é exclusivamente humano, nem está ligado somente ao sexo e ao romance”. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade