PUBLICIDADE

Cães: saiba quais são as 10 raças mais dóceis e carinhosas

Pug, labrador retrivier e beagle aparecem na lista de raças mais amorosas

6 mar 2014 15h21
ver comentários
Publicidade

Quem vive em contato com cães já sabe que cada raça é dona de características específicas e bem marcantes e, enquanto algumas são conhecidas pela inteligência ou pela capacidade de defesa, muitas se tornam adoradas entre os donos de pets por serem muito companheiras e amorosas.

Embora o comportamento destes cães (sejam da raça que for) dependa muito do tipo de criação e treinamento que recebem; há raças que já são, por natureza, muito dóceis, mansas e carinhosas com suas famílias e até com pessoas e animais desconhecidos. Confira, a seguir, dez raças de cachorros que podem ser classificadas entre as mais dóceis.

Labrador retriever
Manso, divertido e amoroso, o cão labrador adora receber e dar carinho às pessoas, lidando bem até com desconhecidos. Nada agressiva, a raça também é usada como cão-guia e ajuda pessoas com todo tipo de deficiência, usando paciência e docilidade para cativar a todos.

Lhasa apso
Muito afetuosa e apegada aos seus proprietários, os cães lhasa apso também são protetores – considerados companheiros ideais por quem tem um exemplar da raça como pet. Sempre feliz e animado, esse cão adora receber seus donos com empolgação e passar horas recebendo carinhos.

Pug
Dono de um comportamento calmo, o pug é muito companheiro e amoroso com a família e nunca está de mau humor. Tornando-se uma espécie de sombra de seus donos de tão apegados, os cães da raça são silenciosos e necessitam de muita atenção para não se tornarem depressivos.

Bulldog inglês
Amoroso, fiel e companheiro, o bulldog inglês se adapta com tranquilidade a ambientes e pessoas variadas. Desprovido de agressividade, só ataca para se defender, e é bastante obediente quando treinado, além de companheiro e brincalhão na maior parte do tempo.

Dachshund
Muito sociável, o dachshund (ou “salsichinha”) é bastante destemido e fiel aos donos, sendo um ótimo companheiro apesar de independente. Interagindo bem com crianças e idosos, é um amigo fiel e carinhoso, mas pode ser desconfiado com estranhos até que os conheça melhor.

Old english sheepdog
O old english sheepdog é carinhoso, protetor e fiel com sua família, além de equilibrado alerta aos perigos que possam surgir. Companheiro, convive muito bem com as crianças, sendo indicado como um cachorro amoroso com todos os integrantes do lar.

Beagle
Fiel e dedicado aos proprietários, o beagle é um cachorro dócil com crianças e as pessoas em geral, virando amigo de animais dos mais diversos, já que é um cão bastante sociável. Companheira, a raça é bem apegada à família e se adapta bem a ambientes variados.  

Shih tzu
Carinhoso e muito apegado à família, o shih tzu adora receber carinhos no colo dos donos, seguindo-os por onde for. Manso e dócil, costuma se tornar mais apegado ao dono que lhe dá mais atenção, embora seja considerado um companheiro fiel para toda a família.

Maltês
Ativo e brincalhão, o maltês é companheiro, dócil e muito protetor. Ele chega a enfrentar cães de raças maiores para defender seus donos. Adestrada com facilidade, a raça é bastante inteligente, e está sempre atenta aos seus proprietários para pedir carinhos e iniciar atividades divertidas.

Lulu da pomerânia
O lulu da pomerânia - ou spitz alemão anão - é belo, dócil e companheiro. Ele exige adestramento para se tornar uma raça mais obediente. Desconfiado com estranhos, este cão faz amizade com animais de outras espécies com certa facilidade, seguindo extremamente fiel e dedicado aos seus donos.

Clique no link e encontre serviços para as mais diversas raças caninas.

Fonte: Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Cachorro Gato
Publicidade
Publicidade