0

Cães de guarda precisam de adestramento especial para tarefa

Entenda que tipo de técnica é usado nos cachorros que recebem treinamentos especiais para atuar em trabalhos militares e na guarda de casas e pessoas

2 out 2014
18h20
atualizado em 3/10/2014 às 08h29
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Muitos já sabem que uma série de raças caninas são mais apropriadas para atuar como cães de guarda, e quem busca segurança e proteção no lar pode, em muitos casos, acabar levando para casa um exemplar de cachorro de uma dessas raças; na esperança de que, em função da presença do animal, sua família fique, automaticamente, protegida. No entanto, para que um cão possa servir como um guarda eficiente, ele precisa passar por um processo de adestramento especial e que seja voltado para essa função – assim como recebem os cães que ajudam em trabalhos militares.

Foto: iStock / Getty Images

Siga Terra Estilo no Twitter

Mesmo necessitando desse treinamento especial, os cães de algumas raças específicas costumam destacar, de fato, uma atuação mais eficiente nesse tipo de trabalho; e nomes conhecidos e populares como Pastor Alemão, Dobermann, Rottweiler, Fila Brasileiros, Dogue Alemão, Bullmastiff e Dogo Argentino, entre outros, fazem parte deste grupo – sendo consideradas ótimas opções para quem busca um animal de atitudes firmes e equilibradas na hora de proteger pessoas, propriedades ou qualquer outro tipo de item valioso.

Noções básicas de adestramento são apenas o começo do treinamento pelo qual os animais de guarda devem passar – já que os comandos de sentar, deitar, andar e até atacar já devem ser compreendidos pelo animal por completo. É a partir daí que o condicionamento do cão começará a ser feito para direcionar o animal às funções principais que ele deverá exercer – entendendo quem é o seu líder e que tipo de ação ele deve obedecer sob o seu comando.

Táticas usadas em cães que costumavam acompanhar as pessoas na caça em tempos mais antigos são usadas até hoje como parte do adestramento de animais de guarda – ajudando o cachorro a entender de que forma uma perseguição a um bandido ou mesmo uma busca de resgate pode ser feita com agilidade e bons resultados. O reconhecimento e a defesa do seu território também costumam fazer parte do processo de treinamento dos cachorros de guarda; que deve ser totalmente voltado ao tipo de atuação à qual ele será destinado.

Acesse o link e saiba onde levar seu cão para que ele seja adestrado – tanto para atuar como guarda como para lhe fazer companhia com obediência.

Por Priscila Franco - Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Grau de inteligência dos cães Grau de inteligência dos cães

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade