0

Cães com deficiência ganham mobilidade em cadeiras de roda

Saiba como as cadeiras de rodas para animais podem ajudar a aumentar a qualidade de vida de cães com alguma deficiência móvel

10 jun 2014
15h18
  • separator
  • comentários

Assim como no mundo dos humanos, a deficiência móvel pode ter as mais variadas origens no universo canino. Fatores como acidentes, idade avançada e características genéticas podem, em muitos casos, acabar com grande parte da capacidade de mobilidade natural dos cachorros. No entanto, os avanços da medicina veterinária e da fisioterapia do universo pet têm conquistado uma série de avanços importantes ao longo da última década e, hoje, já é possível ajudar para que os cães com problemas móveis sejam mais livres e independentes.

Foto: Getty Images

Cada vez mais avançado e tecnológico, o mercado pet dos dias de hoje já conta com cadeiras de roda especialmente produzidas para os cachorrinhos que passam por esse tipo de problema – adaptando ferramentas de maneira cada vez mais certeira para que os cães com deficiência possam desfrutar de mais liberdade e qualidade de vida.

Trazendo benefícios físicos e psicológicos para os animais que fazem o seu uso, a cadeira de rodas para cães permite que o animal pratique atividades físicas (evitando problemas como o da obesidade canina) e faça passeios livres em espaços abertos como ruas e parques, mantendo o contato com a natureza e, com isso, o seu bem-estar.

No sentido psicológico, os cachorros deficientes também são amplamente beneficiados pelo uso desta ferramenta de auxílio. Com ela, o animal pode viver a sua vida de uma maneira mais ‘normal’ e sem muitas restrições, evitando o estresse por ficar preso a um só lugar e, consequentemente, o desenvolvimento de problemas como a depressão.

Vale lembrar que, embora muitas atividades possam ser feitas pelos cães deficientes com a ajuda da cadeira de rodas, todo tipo de exercício físico deve ser devidamente analisado e permitido por um médico veterinário, já que, em alguns casos, esforços muito grandes (mesmo com o auxílio da ferramenta) podem prejudicar o animal.

Produzidas em diferentes modelos e materiais, as cadeiras de rodas para cães podem ajudar a melhorar a mobilidade e a independência de pets caninos com variados tipos de deficiência. No entanto, a escolha do acessório ideal deve ser feita com a ajuda de um profissional da medicina veterinária. Somente ele saberá indicar o modelo certo para ajudar o animal sem prejudicar o seu processo de tratamento.

Clique no link e saiba onde encontrar profissionais e produtos do mercado pet.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
  • separator
  • comentários
publicidade