PUBLICIDADE

Torne-se um profissional desejado por empresas e consultorias

7 mar 2009 - 18h39
(atualizado em 8/3/2009 às 09h16)
Compartilhar

A última reportagem da série "emprego em tempos de crise" produzida pelo

Confiar em si próprio e ter bons contatos são duas dicas para o sucesso
Confiar em si próprio e ter bons contatos são duas dicas para o sucesso
Foto: Getty Images
Terra

vale tanto para quem está em busca de recolocação quanto para quem já está empregado. É um compilado de coisas para se fazer para tornar-se um profissional mais desejado pelas grandes consultorias e empresas. Os três consultores ouvidos foram unânimes em apontar as cinco dicas abaixo como imprescindíveis. E não vale afirmar que falta tempo para cumpri-las.



» Como arranjar emprego em tempos de crise econômica

» Perdeu o emprego? Veja dicas antes de procurar um novo

» Por um novo emprego, às vezes é preciso dar um passo atrás

» Supere o trauma da entrevista de emprego

» Chat: tecle sobre o assunto

- Tenha uma rede de relacionamento
Os contatos não devem se resumir às pessoas com quem se trabalha. É importante promover encontros com amigos, ex-colegas, fornecedores, além de assistir seminários e debates em sua área. A Câmara Americana de Comércio freqüentemente promove encontros gratuitos em suas sedes. Além disso, o consultor Pedro Carvalho, da Authent, recomenda a leitura do livro "Never Eat Alone" (Nunca Coma Sozinho, em inglês), de Keith Ferrari, que dá todas as dicas para um networking bem-sucedido. Bons executivos têm de fazer parte de entidades de classe, participar de grupos profissionais e até mesmo se dedicar a trabalhos voluntários. Conhecer novas pessoas e estar por dentro do que acontece no mercado é fundamental para o sucesso.

- O profissional do futuro é um empreendedor por natureza
Quem se encontra em uma situação de desemprego deve focar-se em arranjar uma ocupação rapidamente. Isso não impede, porém, a procura de maneiras alternativas de ganhar dinheiro. Isso, em uma entrevista (nunca ponha no seu currículo), mostra que você não se abalou com sua situação e transparece flexibilidade.

- Cuide de você mesmo
Saúde e bem-estar, não importa em que situação se encontra, mostram aos outros uma atitude positiva em relação à vida. Dedique-se à forma física, à família e até mesmo a uma religião. Essa autoconfiança será percebida nas entrevistas de emprego.

- Atualize-se sempre
Evolução é a palavra-chave. Leia mais e freqüente mais cursos. São nesses lugares que se consegue enxergar as situações "fora da caixa" e trazer novidades para a vida pessoal e profissional.

- Se tiver uma chance de mudança, mude
Rodrigo Vianna, gerente da consultoria britânica Hays, exemplifica com sua própria história de vida. "Trabalhei dez anos com vendas e marketing no mercado de tecnologia e agora sou consultor de recrutamento. Há quatro anos, acreditei que a mudança seria boa para mim e aí que reside o diferencial. Quem não acredita não vai dar certo. Quem arriscar acreditando e mesmo assim não der certo sempre pode voltar ao mercado porque não perde empregabilidade. Naquilo que se é bom, vai ser bom sempre". Se tiver a chance de mudar sua vida, e realmente gostar dessa nova oportunidade, agarre-a com as duas mãos e arrisque.

As cinco recomendações acima devem ser seguidas a todo o momento. Quem se dedicar a isso somente quando estiver desempregado vai passar a imagem de inconsistente ao mercado. E lembre-se: as pessoas prezam o que você!

Hays - Consultoria especializada em ajudar empresas a contratar. Informações: www.hays.com.br

Authent - Consultoria com unidade especializada na recolocação de executivos. Informações: www.authent.com.br

Dulce Salles - Consultoria especializada em empregos no mercado de luxo. Informações: www.dulcesalles.com.br

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade