2 eventos ao vivo

Ao viajar, peça para alguém pegar as cartas por segurança

7 mar 2014
07h13
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Na temporada de verão, deixar a casa totalmente desprotegida para curtir uma viagem, mesmo que seja bate-volta, representa um risco para a segurança residencial. Isso porque, ainda mais alertas nessa época do ano, quando os longos passeios tornam-se mais comuns, os bandidos aproveitam a ausência dos moradores para invadir e assaltar lares em todas as regiões do Brasil. Para evitar o problema, é preciso apostar em saídas que vão além da luz ligada constantemente para intimidar qualquer ação suspeita.

Antes de tudo, mantenha sigilo sobre sua viagem, informando somente a dois vizinhos de absoluta confiança a data de saída e retorno. Para eles, solicite que observem a movimentação ao redor da residência, assim como se algum veículo desconhecido estacionou em frente à garagem. Se algo fora do comum for notado, peça que informem à Polícia Militar, por meio do telefone 190. Confira, a seguir, outras dicas.

Iluminação
Além do truque da lâmpada ligada o tempo todo, a iluminação acionada por sensor é recomendada, pois intimida ao favorecer a detecção e identificação de pessoas que se aproximem ou entrem no domicílio.

Chamada telefônica
Providenciar a transferência das chamadas do telefone fixo para o celular - por meio de recurso disponibilizado pela empresa que presta de serviço de telefonia - impede investidas dos ladrões mais atentos. “Essa simples ação evita que a linha toque diversas vezes sem atendimento, fato que poderá ser entendido como ausência na residência”, afirma Ronaldo Toneloto, gerente comercial do Grupo Protege.

Correspondências
Dica especial para quem passa mais que um final de semana longe, é pedir para uma pessoa de confiança recolher as correspondências recebidas no período de viagem. Além disso, o residente pode solicitar que revistas e jornais não sejam entregues dentro de determinada faixa de tempo.

Fechadura
É recomendável deixar as chaves da residência com algum familiar ou amigo de confiança. Só tome cuidado com o excesso de proteção com a instalação de cadeados e correntes em portas e portões, pois pode chamar ainda mais a atenção.

Alarme
Na ausência de um parente ou um vizinho confiável, instale alarme com identificação de intrusão, sistema em que o sinal de invasão é enviado para empresa de segurança, que aciona a polícia. Se o equipamento tiver conexão com a internet, o morador poderá monitorar o seu imóvel de onde estiver. 

Veja também:

Fonte: Agência Hélice
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade