PUBLICIDADE

Recordista de 17 anos, Waleska será a nova Gisele Bündchen?

Waleska Gorczevski, a catarinense com sobrenome difícil, entrou no mundo da moda há pouco mais de um ano como um furacão e tem medidas parecidas com as de Gisele

13 abr 2015 - 13h59
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Nunca haverá uma mulher como Gisele Bündchen, que promete se “aposentar” das passarelas após o desfile da Colcci, na próxima quarta-feira (15) durante o São Paulo Fashion Week. “Com certeza irão surgir outras grandes modelos no mundo da moda, mas dificilmente alguém que se iguale a Gisele”, disse Dilson Stein o descobridor da modelo mais bem paga do mundo.

Siga Terra Estilo no Twitter 

Waleska Gorczevski no último desfile da Chanel em março deste ano
Waleska Gorczevski no último desfile da Chanel em março deste ano
Foto: Pascal Le Segretain / Divulgação

Independentemente da opinião do também descobridor de Alessandra Ambrósio e Carol Trentini, não faltam especulações para saber quem será a “nova Gisele”. E uma das brasileiras que tem mostrado uma carreira meteórica, quase comparada à da gaúcha de Horizontina é a catarinense Waleska Gorczevski. Com apenas 17 anos, a top de sobrenome quase impronunciável tem batido recordes atrás de recordes.

O último foi nada menos que um mundial. Entrou na passarela 67 vezes na última temporada de desfiles internacionais, em Nova York, Londres, Milão e Paris, mesma marca da estoniana Alexandra Elizabeth Ljadov. Na temporada anterior, foram 54 desfiles e também bateu recorde na última edição do SPFW, com aparições com 26 dos 37 desfiles. Foi descoberta em 2011 aos 14 anos quando passeava no centro de Florianópolis e acabou assistindo a uma palestra e sendo vencedora de um concurso da Kee Mod, agência que se uniu à Ford Models.

Em evento da Dior em New York na última semana, Waleska: Eu sempre acabo escolhendo o pretinhos básico e confortável
Em evento da Dior em New York na última semana, Waleska: Eu sempre acabo escolhendo o pretinhos básico e confortável
Foto: Dimitrios Kambouris / Reprodução

Na primeira temporada brasileira, no inverno de 2014, que aconteceu em outubro de 2013, logo após completar 16 anos foram 19 dos 32 desfiles. Estreou nos desfiles internacionais no começo de 2014 e terminou o ano com 170 apresentações nacionais e estrangeiras no currículo. Currículo, aliás, recheado de marcas famosas, Dior (para a qual trabalhou nos últimos quatro desfiles), Chanel, Alexandre McQueen, Marc Jacobs, Versace, Valentino etc. etc. etc. É a estrela da campanha de inverno 2015 de Marc Jacobs.

Modelo foi capa da Elle brasileira de janeiro deste ano
Modelo foi capa da Elle brasileira de janeiro deste ano
Foto: Gustavo Zylbersztajn / Divulgação

Dona de olhos verdes e cabelos castanhos, com o rosto em formato de coração, o segredo de Waleska é se adaptar perfeitamente ao que a marca quer mostrar, bem ao estilo camaleoa, uma das muitas qualidades de Gisele. Com seu 1,80 m, cintura 61 cm e quadril 88 cm, as medidas de Waleska quase batem com as que Gisele tinha quando foi descoberta: 1,79 m (hoje Gisele tem 1,80 m), 59 cm de cintura e 87 cm de quadris. 

Será que daqui a 20 anos, estaremos falando de Waleska como falamos hoje de Gisele? O tempo dirá, mas se depender de foco e disciplina, isso é bem provável. Veja trechos da entrevista que Waleska concedeu ao Terra às vésperas de começar mais um SPFW, em que ela desfila exclusivamente pela Animale. Ela fala como é o dia a dia para fazer tantos desfiles, como se alimenta e o que pretende fazer além de trabalhar com moda. 

Terra - Você surgiu no mundo da moda como um furacão. A que você atribui seu sucesso?

Waleska Gorczevski  - O apoio da minha família foi e é fundamental, mas o meu jeito tranquilo de encarar as coisas ajudou bastante. Assim como a dedicação das minhas agências. 

Terra - Como você decidiu que queria ser modelo?

Waleska Gorczevski  - Nunca pensei em ser, um dia fui a uma palestra que falaria sobre a carreira de modelos, conheci o meu booker Rodrigo e a partir daí comecei a trabalhar nesse meio. Gostei e aqui estou.

Em editorial para a Vogue de novembro de 2013 em foto de Zee Nunes
Em editorial para a Vogue de novembro de 2013 em foto de Zee Nunes
Foto: Zee Nunes / Divulgação

Terra - Você participou de um concurso. Como foi a experiência, o que sentiu?

Waleska Gorczevski  - Foi tudo muito novo pra mim, mas comecei a entender como as coisas nesse mundo funcionavam. Os saltos, os backstages, os desfiles e todas essas responsabilidades.

Waleska também fez o look book da Marc Jacobs das peças de prêt-à-porter no site da marca americana
Waleska também fez o look book da Marc Jacobs das peças de prêt-à-porter no site da marca americana
Foto: Marc Jacobs / Reprodução

Terra - A Gisele Bündchen também participou de um concurso e não foi a primeira. Como os concursos podem incentivar a carreira de uma  modelo, mesmo não sendo a vencedora?

Waleska Gorczevski  - Os concursos abrem portas para as meninas serem vistas nesse mundo da moda. São muitas pessoas envolvidas.

Terra - Você já está sendo comparada a uma nova Gisele, devido a sua aceitação meteórica.  O que vocês têm em comum?

Waleska Gorczevski  - Não sabia que já estava sendo comparada a ela, mas fico feliz, pois admiro muito o seu trabalho e ela como pessoa. Nós duas somos do Sul do Brasil e um dia quero, como ela, usar minha imagem para ajudar aqueles que precisam.  

Com cabelos castanhos, olhos verdes e rosto que se afunila em formato de coração, Waleska Gorczevski tem a qualidade de se adaptar ao que a marca pede
Com cabelos castanhos, olhos verdes e rosto que se afunila em formato de coração, Waleska Gorczevski tem a qualidade de se adaptar ao que a marca pede
Foto: Marc Tousignant / Divulgação

Terra - Qual seu objetivo na carreira: continuar a fazer muitos desfiles, dar uma parada daqui a um tempo, trabalhar mais em campanhas e editoriais?

Waleska Gorczevski  - Meu objetivo na carreira é cada vez mais fazer revistas e campanhas importantes, viajar para lugares que ainda não fui, e no futuro, conseguir usar minha imagem para ajudar fora do mundo da moda.

Terra - Você foi a recordista de desfiles na ultima temporada, com 67 apresentações. Conte como é sua rotina nesses dias, como é um dia típico de trabalho: que horas acorda, come, prova roupa, vai de um desfile a outro? 

Waleska Gorczevski  - Sim, foram 67 desfiles. Foi o meu recorde até agora. Não tenho ideia da quantidade até a temporada acabar, quando faço as contas. Não é nada fácil, passamos por vários perrengues, mas que valem a pena no final. Viajamos entre quatro países, muitos castings. Acordamos bem cedo, comemos quando encontramos algum tempo livre e esperamos horas provas de roupas.  

Waleska na campanha de inverno 2014-2015 para a Marc Jacobs
Waleska na campanha de inverno 2014-2015 para a Marc Jacobs
Foto: Marc Jacobs / Reprodução

Terra - Como se alimenta, descansa e dorme nesse período? 

Waleska Gorczevski  -  Cada menina tem uma rotina diferente, dependendo de quantos desfiles você tem no dia. Meu máximo foram sete desfiles em apenas um dia. Dormia em torno de duas ou três horas, no caminho de um show para outro. Se tivesse como parar em algum lugar para comprar alguma comida, eu parava, senão sobrevivia com as comidas do backstage. O incrível que, mesmo sendo essa a temporada que fiz mais desfiles, não me senti tão acabada quanto nas outras duas anteriores.

Terra - Diferente daqui, os desfiles lá fora não costumam ser apenas num lugar, como faz para ir de um lugar a outro: metrô, táxi, moto, van?

Waleska Gorczevski  - Sim ,cada desfile em um lugar diferente, é uma loucura. Em dias mais cheios, estava sempre de motorista, e alternava com moto quando não podia ficar presa no trânsito. Em dias mais calmos, conseguia me virar de metrô e táxis se algo urgente aparecia.

Terra - Como sua família encara seu trabalho? 

Waleska Gorczevski  -  Eles me apóiam e tem consciência de como isso tudo funciona. Em todas as minhas temporadas alguém me acompanhava. Na primeira foi minha mãe; na segunda, o meu pai; e na última meu irmão (que foi até meu motorista em alguns momentos). Faz uma grande diferença ter uma companhia, me ajuda no que eu precisar, além de poder falar sobre outros assuntos para descansar a cabeça com muita 'moda' (rsrsrs).

Waleska Gorczevski em seu composite: material de trabalho para divulgação pela agência Ford Models
Waleska Gorczevski em seu composite: material de trabalho para divulgação pela agência Ford Models
Foto: Bryan Whitely / Divulgação

Terra - Tem algum hobby? 

Waleska Gorczevski  - Gosto de desenhar, e estou procurando me aventurar e criar cada vez mais.

Terra - Qual seu estilo de se vestir? Você aposta nas tendências que mostra nas passarelas?

Waleska Gorczevski  - Eu sempre acabo escolhendo o preto básico e confortável. Queria começar a me vestir um pouco diferente, mas aos poucos vou acrescentando ao meu estilo. Isso facilita com todos esses desfiles que ando fazendo.

Terra - O que mais sente saudades do Brasil?

Waleska Gorczevski  -  Os meus amigos e familiares, a comida brasileira e o incrível clima tropical.

Apresentação da Rochas: Waleska foi a recordista na última temporada com 67 desfiles
Apresentação da Rochas: Waleska foi a recordista na última temporada com 67 desfiles
Foto: Rancois Durand / Getty Images

Terra - Qual sua comida preferida?

Waleska Gorczevski  - Amo lasanha e o pastelão de brócolis que minha mãe faz. 

Terra - Como cuida do corpo, que exercícios faz?

Waleska Gorczevski  - Tomo um suco verde todas as manhãs, procuro ter uma alimentação balanceada, como muitas frutas e verduras. Faço alguns alongamentos, ioga e exercícios aeróbicos em casa e procuro sempre escolher caminhar quando poderia ir de metrô.  

Terra - Se não fosse modelo, o que seria?

Waleska Gorczevski  -  Acredito que mesmo sendo modelo, conseguirei, um dia, fazer algo relacionado a design e artes. 

Waleska desfilou nos últimos quatro desfiles da Maison Dior, como este da última temporada
Waleska desfilou nos últimos quatro desfiles da Maison Dior, como este da última temporada
Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images

Terra transmite ao vivo SPFW Verão 2016

O Terra transmite, mais uma vez ao vivo e com exclusividade na web, os desfiles do São Paulo Fashion Week, entre os dias 13 e 17 de abril. A transmissão de todos os desfiles realizados no Parque Cândido Portinari, na capital paulista, está disponível inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Os usuários também podem assistir aos vídeos dos desfiles quando quiserem pelo site especial.

Entre as atrações da edição de verão de 2016 do SPFW, a mais aguardada será o desfile da Colcci na quarta-feira (15), às 20h30, quando a übermodel Gisele Bündchen deve fazer o último desfile de sua carreira, despedindo-se das passarelas.

Gisele Bundchen no SPFW: desfiles que a top participou Gisele Bundchen no SPFW: desfiles que a top participou

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade