PUBLICIDADE

Ronaldo Fraga transforma passarela em campo de futebol

Estilista se inspirou no Brasil dos anos 30, 40 e 50

19 mar 2013 17h53
| atualizado às 23h59
ver comentários
Publicidade

O estilista Ronaldo Fraga se antecipa à Copa do Mundo e traz o universo do futebol à moda, em uma passarela transformada em campo de futebol de terra. Mas nada que vem do criador mineiro é simples. Ele foi buscar as referências em um Brasil dos anos 30, 40 e 50, quando ainda ainda existia preconceito entre brancos e negros e quando esses últimos já tinham conseguido colocar sua ginga nas disputas. 

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/moda/infograficos/spfw-verao-2014-n1/iframefotos.htm" data-cke-564-href="http://www.terra.com.br/moda/infograficos/spfw-verao-2014-n1/iframefotos.htm">veja o infográfico</a> <a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/moda/infograficos/spfw-verao-2014-n1/iframefotos.htm" data-cke-889-href="http://www.terra.com.br/moda/infograficos/spfw-verao-2014-n1/iframefotos.htm">veja o infográfico</a>

Os símbolos dos times de futebol apareceram nas camisas, camisetas com listras bordadas nas vertical e nos bermudões. Tudo remetia ao esporte mais querido do Brasil. "Meu pai falava que quem jogava na várzea às vezes ganhava um lote de chuteiras de alguma loja, mas como eram todas do mesmo tamanho, era preciso abrir espaço onde ficava o dedão. Por isso, os sapatos aparecem cortados na frente", contou Ronaldo, que também fez bolsas em formato de radinho de pilha. Algumas atitudes das modelos mostravam a rivalidade entre os jogadores, parando no meio da passarela, frente a frente, e se encarando. 

Assista ao desfile de Ronaldo Fraga no SPFW:

Ronaldo contou que depois que os negros foram aceitos nos times, juizes, jogadores brancos e torcedores podiam bater neles. "Para escapar da agressão, faziam movimentos de capoeira, daí a ginga do futebol brasileiro". Ginga transportada ao verão 2013-2014.

 

Para contrariar, o estilista colocou o conjunto do músico Celio Balona para tocar ao vivo. Detalhe: melodias como Fio Maravilha e Saudosa Maloca eram entoadas ao ritmo de tango. Na plateia, a ambientalista e política Marina Silva e o ator Ariel Goldenberg, com sua mulher Rita, do filme Colegas, que assistiram à apresentação a convite do Terra.

<p>Desfile de Ronaldo Fraga trouxe à tona o futebol dos anos 30, 40 e 50</p>
Desfile de Ronaldo Fraga trouxe à tona o futebol dos anos 30, 40 e 50
Foto: Fernando Borges / Terra

Ronaldo Fraga sempre conta uma história em seus desfiles e dessa vez não foi diferente. Começou com as cores dos primeiros uniformes dos brancos e ricos: branco, preto e vermelho. As roupas eram tanto vestidos justinhos, como macacões e calças mais larguinhas, em um shape tirado de camisas polos e bermudas soltinhas. Nesse ponto, entraram grafismos e listras, tendências vistas dentro e fora das passarelas.

As cores foram surgindo aos poucos, em listras coloridas nas organzas, nos vestidos e blusas de crochê feitos com linha de pescar; e nos cadarços dos tênis em tons cítricos, aplicados também de forma geométrica sobre paetês transparentes. Os hexágonos que formam as bolas de futebol foram outra referência e apareceram em patchworks de couro preto ou em peças bordadas em tons cítricos, como pink e verde.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/moda/infograficos/spfw-verao-2014-n1/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/moda/infograficos/spfw-verao-2014-n1/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

SPFW Verão 2014
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 18 e 22 de março, os desfiles serão transmitidos direto da Bienal, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, pela parceria entre o Terra e FFW.

Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi, além de análises e galeria de fotos de todos os desfiles e tudo sobre backstages, bastidores e celebridades. O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 25 desfiles, que marcam de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira. A partir deste ano, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno, em outubro.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Publicidade
Publicidade