PUBLICIDADE

Ronaldo Fraga reproduz obra de Portinari para o verão

2 abr 2014 - 15h48
(atualizado em 3/4/2014 às 01h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Os balões, a cores, os pés grandes e os murais pintados por Cândido Portinari estiveram na passarela de Ronaldo Fraga nesta quarta-feira (02), terceiro dia da 37ª edição do São Paulo Fashion Week, que acontece no parque que tem o nome do pintor nascido em Brodowski, São Paulo. O estilista, que, para o inverno criou a coleção Carne Seca, praticamente toda feita de couro, agora lançou mão de tecidos como algodão, seda e linho. O mineiro lançou no desfile o fio de poliamida Amni Soul Eco, da Rhodia, que desintegra 50% em pouco mais de um ano dentro de aterros sanitários.

A passarela tinha um tapete com os famosos balões pintados por Portinari, desenhos que se repetiam em várias roupas, a maioria delas com pontas laterais, que também lembravam as formas do objeto ícone do artista. Os pés grandes,os murais azuis e branco dos azulejos da Pampulha, as caras dos índios brasileiro, losangos que lembram a roupa de arlequim dos circo e várias outras referências às obras de Portinari estampavam as roupas, que vinham com uma silhueta mais reta, tendo alguns pontos mais longe do corpo, apenas como detalhes.

SPFW Verão 2014/2015: veja desfile da Ronaldo Fraga:

Apesar da homenagem, o estilista colocou na passarela elementos que são tendência, como o tressê da tela feita com fitas de linhas coladas, além de botinhas com quadradinhos em tons de azul e laranja, que segundo ele, lembram os céus de Portinari. Ronaldo abre o desfile com vestidos de fios de seda crua tramados à mão, em tons de azuis e cinza, depois começa a encher de cores, como nos vestidos retos em tons de azul, amarelo e vermelho, lembrando os balões. "Em toda obra de Portinari, havia uma referência à sua infância, com elementos como balões e pipas", disse.

Macacões, bermudas e blusas tipo t-shirt mais larguinhas e longos amplos também estão entre as peças criadas por Ronaldo. Em algumas, fios de algodão saíam das estampas, dando a impressão de uma obra inacabada, em outros, brilhos aplicados sobre releituras dos azulejos de Minas e bordados reproduzindo desenhos. No começo e no fim, um texto e uma música em castelhano que fazem homenagem ao pintor, citando suas "mãos duras, de sangue e tinta". "No Brasil-novo-rico, a obra de Portinari ainda grita e seu legado se faz caro em tempos desmemoriados e apáticos", escreveu Ronaldo em seu material de divulgação.

Terra transmite desfiles ao vivo 

Todos os desfiles do SPFW realizados no Parque Cândido Portinari serão transmitidos na íntegra e com exclusividade pelo Terra. Na programação do portal, serão mais de 3 horas ao vivo por dia, direto do local do evento e dos estúdios do Terra. Também estarão disponíveis vídeos em 360 graus de dois desfiles para o usuário escolher o melhor ângulo ou a modelo preferida na apresentação. Em parceria com as redes sociais Facebook e Instagram, o portal promoverá ações especiais durante o SPFW. Acompanhe pela página especial da cobertura do SPFW.

<a data-cke-saved-href="http://moda.terra.com.br/spfw-antes-e-depois/" href="http://moda.terra.com.br/spfw-antes-e-depois/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade