0

Saiba como usar terno e não passar calor nos dias de verão

10 fev 2014
07h11
atualizado em 25/2/2014 às 12h35
  • separator
  • 0
  • comentários

Na contramão das mulheres que podem usar saias, vestidos e blusinhas no ambiente de trabalho para aliviar o calorão dos dias mais quentes, muitos homens nem sempre conseguem se livrar das convenções e deixar o famoso paletó no armário.

Geralmente feita com tecidos pesados e inadequados para o clima tropical brasileiro, a peça aumenta pra valer o desconforto, as doses de suor e a sensação de cansaço, mas pode deixar de lado o papel de vilã com a ajuda de alguns truques de moda especiais.

“Para amenizar um pouco o sofrimento masculino, a principal dica é optar por ternos feitos com linho e cores mais suaves. Caso não seja possível evitar os tons escuros, a melhor coisa a fazer é procurar modelos que tenham cores frias (representadas pelo azul, o verde, o violeta e suas combinações), opacas e sem brilho”, recomenda Mariana Assad, consultora de imagem, de Curitiba.

Fator importante no combate ao calor, a tonalidade das roupas utilizadas ameniza ou aumenta o incômodo provocado pela alta temperatura. Por essa razão, antes de renovar o guarda-roupa de verão, lembre-se de que as cores claras refletem a luz do sol e, por isso, causam menos desconforto, e que as escuras retêm mais luz, piorando assim a sensação térmica do corpo.

As camisas também devem ser escolhidas de acordo com o tecido e a cor. As feitas com materiais mais fininhos, como linho e algodão, são ideais, especialmente se forem claras e sem textura. Para os homens que transpiram muito, colocar uma camiseta por baixo também é indicado, pois ajuda a absorver o suor com eficiência.

Sem paletó
Quem trabalha em ambientes mais informais e tem a chance de deixar o terno em casa pode usar camisas polo, de cores discretas e lisas, além de calças de sarja, que são bem mais leves, e mocassins. Já nos escritórios mais formais, basta combinar um blazer sem forro com uma camisa de algodão, calça de alfaiataria e sapatos com fivela sem brilho. “Independentemente disso, vale lembrar que as meias utilizadas precisam sempre combinar tanto com a cor do sapato quanto com a cor do cinto”, ressalta Mariana. 

  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade