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Nova campanha da Benetton aborda tolerância e igualdade racial

Imagem marca nova fase do polêmico fotógrafo Oliviero Toscani na grife

2 ago 2018 - 19h00
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A imagem da nova campanha da Benetton, um manifesto por mais tolerância e igualdade racial
A imagem da nova campanha da Benetton, um manifesto por mais tolerância e igualdade racial
Foto: Oliviero Toscani/ Divulgação Benetton / Estadão

Contra a guerra civil, a violência urbana, os conflitos étnicos ferozes, as guerras religiosas, o terrorismo e o racismo. É essa a mensagem da Benetton em sua mais campanha de outono 2018 que chega agora às redes e veículos impressos.

Na principal imagem da comunicação, um grupo de modelos de diversas raças, etnias e cores posa sem roupa alguma para as lentes de Oliviero Toscani, o fotógrafo que cravou imagens icônicas da história da grife, especialmente nos anos 80 e 90, abordando assuntos como aids, fome, migração, guerra, pena de morte, racismo e homossexualidade - alguns deles, infelizmente, ainda atuais.

Outra imagem da campanha mais nova campanha de outono da Benetton
Outra imagem da campanha mais nova campanha de outono da Benetton
Foto: Oliviero Toscani/Divulgação Benetton / Estadão

Um texto manifesto, em que prega sua visão de mundo, foi divulgado junto das imagens. "Nus como São Francisco, que se despiu das roupas e riquezas do demónio, e nus como todas as criaturas do seu Cântico das Criaturas: 'Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a Terra mãe' e por estas novas criaturas da Cidade Futura que nem Giotto sabia como (ante)ver e desenhar", afirma no início.

Depois de digressões sobre a diversidade de belezas e suas riquezas, o manifesto da grife termina de modo direto. "Contra as guerras civis, contra as máfias e as violências urbanas da identidade, contra os ferozes conflitos étnicos, contra as guerras de culpa e de religião, contra o terrorismo e contra todos os racismos ressurgentes, existe a alegre (con)fusão como valor, o Cântico das Criaturas que aproxima do céu e subjuga o mundo."

É o segundo trabalho de Toscani para a marca desde que seu retorno em novembro do ano passado depois de 17 anos afastado. Além da imagem conceito, a campanha traz fotos de modelos de caráter multicultural com modelos vestidos com peças da coleção da grife.

Nas fotos 'comerciais' da comunicação da marca, elementos de diversas culturas entram em cena
Nas fotos 'comerciais' da comunicação da marca, elementos de diversas culturas entram em cena
Foto: Olivier Toscani/Divulgação Benetton / Estadão
Estadão
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