PUBLICIDADE

NY: Couro e plissado marcam coleção de brasileiro para a Calvin Klein

15 fev 2013 - 08h25
(atualizado às 08h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Francisco Costa assumiu a direção criativa da Calvin Klein Collection feminina em 2004</p>
Francisco Costa assumiu a direção criativa da Calvin Klein Collection feminina em 2004
Foto: Miuda Tayman/Especial para Terra

A maratona da Mercedes-Benz Fashion Week, em Nova York, chegou ao fim nesta quinta-feira (14). Um dos últimos e mais concorridos desfiles da semana foi o da Calvin Klein Collection, que traz a assinatura do brasileiro Francisco Costa na direção criativa da linha feminina.

O endereço na rua 39 de Manhattan, onde tradicionalmente o desfile acontece, transformou-se em ponto de encontro de paparazzi, que gritavam os nomes das celebridades quando saíam de seus carros. As atrizes Olivia Wilde e Jessica Chastain tiveram que enfrentar a barreira de câmeras para chegar ao prédio.

Lá dentro, o minimalismo geométrico, plissados, vinil e detalhes militar marcaram a coleção de outono/inverno 2013 da Calvin Klein Collection. O xadrez discreto em tecido de alpaca e tons escuros, abriu o desfile. Os casacos, saias e vestidos trazem detalhes em vinil e cintura bem marcada por cintos largos militares. Já os vestidos plissados sem manga em decote V foram ajustados com os cintos mais finos.

O designer inovou com uso de texturas como o da napa stretch, que adiciona um certo volume flexível às combinações. Mas os destaques foram as peças em couro como as saias com grades dobradiças, os tops com alargamentos na cintura e os vestidos com plissados vazados de renda.

As saias com tecidos perfurados foram combinadas com os bandeaus e tops sem manga. As calças, apesar de poucas, também trouxeram o volume das pregas. Os tons sombrios da coleção foram quebrados apenas por quatro combinações nas cores brancas. As peças surpreenderam tanto de frente como de trás: os transpassados e decotes nas costas e os plissados das saias quebraram a rigidez das formas.

Francisco Costa inseriu feminilidade a elementos masculinos: as botas militares, por exemplo, ora em couro ora vinil, unem as solas quadradas com os bicos finos. Algumas chegam com vinco na altura do joelho. Os sapatos, estilo escarpin, trouxeram detalhes metálicos. O brasileiro chegou a Nova York no início de 1990 e em 2004 assumiu a direção criativa da Calvin Klein Collection feminina.

Alexandre Birman, diretor de operações da Arezzo & Co, assistiu ao desfile na primeira fila e ficou impressionado com o trabalho do designer: "O couro tem um acabamento difícil, não é fácil de trabalhar com ele. O Francisco criou uma coleção com muito couro. Ao mesmo tempo em que é estruturado, tem o caimento nas dobras e nos ombros maravilhoso", disse.

Fonte: Espe
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade