6 eventos ao vivo

Look de trabalho: faça como a Rainha Má e confie no espelho

Jornalista e consultora Rosângela Espinossi lança guia com 101 dicas para acertar no look profissional; prefácio é do estilista Amir Slama

3 jul 2018
12h52
  • separator
  • comentários

Todo dia é aquele dilema: com que roupa eu vou trabalhar? Será que a saia está numa boa altura? Posso usar tênis na empresa? Jeans está permitido? E aquela blusa com transparência é apropriada? São muitas as dúvidas na hora de a mulher se vestir para o ambiente profissional. Para responder algumas dessas questões, a consultora e jornalista especializada em moda Rosângela Espinossi lançou a versão impressa do livro 101 Segredos Para se Vestir Sem Erro no Trabalho (128 páginas, R$ 30), com ilustrações de Felix Fassone e prefácio de Amir Slama.

Look de trabalho: faça como a Rainha Má e confie no espelho
Look de trabalho: faça como a Rainha Má e confie no espelho
Foto: monkeybusinessimages / iStock

A autora, criadora do site Elas no Tapete Vermelho, parceiro do Terra, propõe começar do começo: conhecendo seu corpo e olhando-se no espelho sempre. “Sempre brinco que a Rainha Má tinha razão em dar ouvidos ao espelho. Ele nunca mente.” Higiene pessoal, lingerie adequada, altura dos saltos, tipo de bolsas, a maquiagem ideal, as peças-chave para a mulher que trabalha fora estão contemplados entre as 101 dicas.

 A também consultora de moda não apenas desfaz as incertezas diante do espelho. Traz também referências históricas sobre peças ou acessórios usados no dia a dia, como a invenção do secador de cabelo, a criação do termo "New Look Dior", quando os saltos altos viraram itens fashion feminino; além de conselhos para se comportar na festa da firma e na entrevista de emprego. No glossário, desvenda termos citados nas dicas, como “boot cut”, sideboob”, saia trompete, twin-set.

A obra traz dicas fundamentais sem a pretensão de se impor como um manual rígido. “As dicas caminham pelo senso comum para não cometer deslizes com a roupa de trabalho. Cada mulher deve, entretanto, respeitar seu próprio estilo dentro do dresscode da empresa ou da função que exerce”, afirma a jornalista. "Não sou dona da verdade."

O diferencial da obra, como destaca o estilista Amir Slama no prefácio, é expor uma autenticidade logo nas primeiras páginas. "O livro começa de uma forma fantástica e verdadeira...O espelho como melhor amigo da mulher". Slama escreve ainda sobre o texto fluido e fácil de Rosângela Espinossi: "Traduz de uma forma didática e simples as 'verdades' da moda." E completa: "A moda é sua paixão e trazer seus códigos para uma linguagem acessível, sem dúvida, é sua vocação." O livro é edição própria da autora e pode ser adquirido diretamente com ela pelo e-mail: contato@roespinossi.com.br.

Confira 5 erros mais comuns na hora de se vestir para o trabalho. Lembrando que as famosas podem usar tais tendências sem problemas, já que mostrar as novidades fashion faz parte de seu trabalho.

1 – Transparência exagerada

“Muitas famosas estão apostando em looks transparentes e com o sutiã à vista. A tendência cai bem em baladas e eventos fora da empresa. As transparências nos looks de trabalho devem ser localizadas e discretas.

 

About last night 🌺 @yanacioli @robbalmeida @satomimaeda @clubejem ❤️

Uma publicação compartilhada por Mariana Rios (@marianarios) em

 

2 – Vestidos curtos demais

“Por mais que as roupas curtas tenham chegado à moda nos anos 60, hoje saias e vestidos muito acima dos joelhos devem ser restritos apenas a ocasiões informais. O comprimento ideal de uma saia é de até quatro dedos acima dos joelhos. Preste atenção ainda se mesmo nesta altura o tecido não escorrega para cima quando você senta.”

 

 

 

❤️🖤 adorei meu look bem menininha

Uma publicação compartilhada por Sabrina Sato 🅱️+ (@sabrinasato) em

 

 

3 – Decotes profundos.

“Os decotes em V são os que mais ajudam a silhueta feminina, alongando-a. Mas não podem ser muito profundos. Os que chegam até o umbigo devem ser deixados apenas para festas e baladas, mesmo usando um top por baixo.

 

 

 

4 – Jeans rasgados

Nem todas as calças jeans vão para o trabalho. Dependendo da empresa e do cargo, deve-se saber primeiro se há a possibilidade de usar jeans. Se for permitido, escolha os de lavagem mais escura e sem rasgos. Agora, se você trabalha em empresas como startups ou de criação, em geral o dresscode é mais livre. Mas perceba sempre o ambiente antes de se arriscar a um look modernoso demais.

 

 

 

Look do dia! Pic by @lavoisier styling @rodrigogrunfeld 💜💚 #lovboots #alljeans

Uma publicação compartilhada por Giovanna Antonelli (@gioanto) em

 

5 – Maquiagem pesada

“Se até mesmo Meghan Markle casou-se com o príncipe Harry com quase nada de maquiagem, porque você precisa exagerar no trabalho? Isso não significa ir sem nada. É sempre bom manter a pele com uma base legal, usar um pouco de rímel e batom não tão pesado. As sombras nude, como bege e marrom, conseguem valorizar os olhos sem exagero. Azul, verde e até vermelho (sim, é tendência) nos olhos devem ser deixados para as festas. A não ser que seu trabalho seja no palco, como Anitta.

 

👋

Uma publicação compartilhada por Kensington Palace (@kensingtonroyal) em

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade